terça-feira, 23 de junho de 2020

Pedido de afastamento do Prefeito Assis Ramos é protocolado na Câmara Municipal de Imperatriz



Foi feito pelos advogados Fábio Santana e Gabriela Bonfim
 o pedido de afastamento do atual prefeito de Imperatriz Assis Ramos
 Na sessão ordinária desta quarta-feira (17/06), foi apresentado, lido e protocolado o pedido de afastamento do atual prefeito de Imperatriz Assis Ramos, pelos advogados Fábio Santana Santos e Gabriela Barbosa Bonfim, respectivamente presidentes das Comissões de saúde e de direitos difusos da OAB, diante de recorrentes denúncias de irregularidades, não aplicação de recursos, retardos de prestações de contas e por gastos acima do orçamento, sem aprovação, além da exposição de provas anexas ao pedido.

A solicitação de instauração de comissão processante se faz necessário diante de fatos de improbidade administrativa com pedido liminar de afastamento do prefeito Assis Ramos e de Mariana Jales, secretária Municipal de Saúde, é baseado em petições, reclamações e representações constantes, algumas com mais de um ano e que se seguem:

Descumprimento do orçamento aprovado no exercício, de forma expressa indo contra disposição de leis; procedimentos incompatíveis com o decoro dos cargos; infrações politicas praticadas em vários artigos da lei orgânica do município relacionados a secretaria de saúde; reiterados retardos intencionais e deliberados de forma dolosa; obstrução das ações da casa de leis em fiscalizar de forma plena e outras irregularidades que envolvem empresas prestadoras de serviços e fornecedoras; Não prestação de contas e não apresentação de relatórios ao final de cada quadrimestre (o terceiro quadrimestre de 2019 nunca foi apresentado o que fere a lei de responsabilidade fiscal, não sendo mais possível o cumprimento da mesma, o que de forma recorrente tem se repetido); o decreto de calamidade pública do covid-19 também está fora das conformidades e choca com as datas de início de gastos, sem aprovação do parlamento, o que afronta diretamente artigos da lei orgânica e os princípios de legalidade, moralidade e transparência no trato com o dinheiro público; utilização de 43 milhões de reais do tesouro da união, sem destinação ou comprovação de gastos; estratégias do requerido para conseguir mais recursos públicos sem mostrar suas finalidades, 
destinações ou essencialidades; não respeito ao orçamento apresentado pela própria prefeitura; 

conduta criminosa de agressão física a um jornalista, demonstrando total despreparo psicológico e emocional, agindo de forma indecorosa, incompatível com o cargo que são penalizadas com cassação de mandato; ações com condutas que impedem os vereadores de terem acessos a documentações, mesmo sendo requeridos de forma regular, tolhendo os princípios de administração pública e todos os prazos não sendo obedecidos, o que vem ocorrendo durante todo o mandato, mostrando um total descaso, desrespeito com a legislação e com os órgãos administrativos, fiscalizatórios e com eleitores e de forma inadmissível.

De acordo com o requerimento, como única medida de prevenção de novas infrações e crimes, não há outra conclusão senão o afastamento dos requeridos por 180 dias, para que não haja interferência dos mesmos no período, com urgente instauração de comissão de investigação.

As denúncias foram lidas apresentadas e cópias entregues a todos os vereadores, para que possam ser lidas e analisadas por todos, inclusive com documentações anexas.

Os parlamentares entendem que a peça não é simples, assim como a ruptura. Para chegar a esse ponto foi necessário a cidade chegar a uma situação extrema e que agora terão que usar de muita parcimônia e sabedoria para tomar a melhor decisão para a cidade. A mesa diretora fará a consulta ao plenário ao final do processo.

A denúncia crime para abrir o processo de afastamento foi aceita e de acordo com o presidente José Carlos Soares é uma ótima oportunidade para o prefeito dar resposta a sociedade. “As acusações não querem dizer que existe culpa, mas que é necessário o esclarecimento para a população. É isso que nós buscamos. Mostrar se está correta ou não a forma que estão sendo conduzidos os recursos no município”.

Os advogados em resposta a uma nota da OAB, divulgada logo após a apresentação do requerimento informaram que recebem denúncias através da instituição e que tudo é encaminhado, mas como a entidade não tem a capacidade postulatória para promover a representação, ela deve ser legitimada. O que foi feito por eles como cidadãos, eleitores e advogados que cumprem seus papéis de presidentes das comissões de saúde e direitos difusos.

PRF recupera veículo clonado na BR 010


 os ocupantes empreenderam fuga no matagal_

No dia 16 de junho de 2020, por volta das 17h00, no município de Imperatriz/MA, BR 010, Km 265, foi dada ordem de parada ao veículo Ford/Ecosport, cor branca, a qual foi desobedecida. Ato contínuo, o veículo adentrou uma estrada vicinal de terra batida, sendo realizado acompanhamento tático até um ponto sem saída localizado no povoado Maozinha, momento em que os ocupantes,  abandonaram o veículo e adentraram no mato. Foram realizadas buscas porém ninguém foi encontrado. Após vistoria aos elementos identificadores, verificou-se  indícios de adulteração, levantou-se que o veiculo original trata-se do Ford/Ecosport, cor branca, com ocorrência de roubo/fruto.
 
Ocorrência e veículo encaminhados para a Polícia Civil de Imperatriz/MA para os procedimentos cabíveis.


FONTE: PRF

3° BPM desmonta ponto de venda de droga na Vila Leandra


Maconha, cocaína, celulares, munições, dinheiro 
e demais objetos apreendidos na boca de fumo 
 Ascom/3° BPM
Cinco suspeitos de tráfico de droga foram presos e apreendidas maconha e cocaína

Policiais do 3° BPM, em uma ação conjunta entre o Esquadrão Águia e Serviço de Inteligência, ocorrida nesta terça-feira (16), por volta de 12h30, desmontaram um ponto de venda de droga localizado na Rua Projetada S/N, Vila Leandra, na beira do rio Tocantins. Os policiais chegaram até ao ponto de droga durante rondas, depois de receber denúncia de uma grande movimentação no local e que um grupo estava comercializando droga na área.

De posse da denúncia, os policiais se deslocaram para o local indicado e constataram a veracidade do fato. Com a chegada dos policiais, os suspeitos tentaram fugir, tentativa logo frustrada pela ação policial que previu que isso poderia acontecer.
Cinco pessoas foram presas no ponto de venda de droga. Francisco das Chagas Moura, 35 anos; Amaury dos Santos Moraes, 38 anos; Ronaldo Pereira Ferreira, 47 anos; Benedito Júnior dos Santos, 23 anos; Carlos da Costa Sousa, 21 anos.
Na boca de fumo os policiais militares apreenderam três porções de maconha; dois sacos com cocaína; 2 celulares, produtos de roubo e trocados por usuários por droga; 29 munições calibre 380; 5 munições . 40; 1 cartucho calibre 12; itens diversos; vários documentos de terceiro, que podem ser de usuários que deram em garantia na compra de droga e dinheiro.
Os suspeitos e tudo o que foi apreendido no ponto de venda de droga foram apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foram feitos os procedimentos que o caso requer.

CPI dos 43 milhões: Câmara instaura Comissão Parlamentar na saúde de Imperatriz


Hoje foi instaurada a CPI dos 43 milhões na 
Câmara Municipal de Imperatriz, com 
assinatura de 13 vereadores
 Fatos apontam para irregularidades e ilegalidades cometidos com recursos recebidos do Ministério da Saúde

 A Câmara Municipal de Imperatriz, na sessão desta terça (16), aprovou por treze votos a favor e sete contra, a chamada CPI dos 43 milhões, para apurar possível desvio de recursos federais destinados a saúde municipal. Estes foram repassados pelo Ministério da Saúde n ano passado ainda na gestão de Luiz Henrique Madetta, do mesmo partido do atual prefeito.

Através de requerimento apresentando na semana passada pela vereadora Irmã Telma (Avante), foi aprovada a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar os valores repassados a prefeitura de Imperatriz para o Fundo Municipal de Saúde em 2019, sendo realizados três empenhos, um de R$ 9.859.000,00, outro de R$ 15.000.000,00 e mais um de R$ 18.000.000,00, pelo Governo Federal, somando a quantia de R$ 42.859.000,00 (quarenta e dois milhões e oitocentos e cinquenta e nove mil reais). Esses valores foram objetos de denúncia pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Soares e também pelo Deputado Federal Hildon Rocha, na Câmara dos Deputados em Brasilia-DF.

Aprovada a Criação da CPI na quarta-feira passada, buscou-se as assinaturas necessárias (um terço dos vereadores) e ontem foram apresentadas treze subscrições, número bem acima do obrigatório. Formadas as bancadas, foram indicados os integrantes e instaurada a CPI, que ficou com sete membros titulares e dois suplentes. Ainda na manhã de ontem foi realizada a primeira reunião para escolha do Presidente e relator. Hoje acontece a segunda reunião com deliberações. “Vamos fazer uma CPI para que o prefeito possa provar que está agindo de forma lícita e apresente as notas pedidas. Os membros da CPI foram indicados e esta foi formada”, disse.

O presidente José Carlos explicou também que fatos aconteceram e foram apresentados a nível local e nacional. E que a malversação dos 43 milhões de reais, pode ou não ser criminoso. Isso será atestado com as apresentações de notas de compras e prestações de serviços. “Se algum dos vereadores quiser questionar a CPI juridicamente que o faça. Mas o procedimento do parlamento é esse. A comissão irá atuar com fatos, provas e aquilo que a prefeitura não estiver de acordo que seja questionado na justiça e na forma regimental. O que não podemos é ficar parados vendo milhões sendo repassados para o município enquanto pessoas estão morrendo por falta de remédios básicos, sem atendimento nos postos de saúde e nos hospitais municipais”.

Dos 7 partidos que indicaram membros, estes foram os apresentados e a CPI está instaurada com os seguintes integrantes:

Aurélio Gomes – Presidente (PT);
Ditola – Relator (PATRIOTA);
Sgto Adelino (SOLIDARIEDADE);
Bebé Taxista (AVANTE);
Carlos Hermes (PCdoB);
Fábio Hernandez (PP);
Ricardo Seidel (PSD) como membros.
Adhemar Freitas Jr (SOLIDARIEDADE) e Maura Barroso (PROS) como suplentes.

Os sete vereadores da bancada de apoiadores da atual gestão disseram não ter interesse de participar da comissão e o presidente determinou que aqueles que dispensaram a participação, devem apresentar a documentação de desistência assinada, o que ficou constado em ata.

Outra CPI da saúde foi derrubada na justiça no ano passado, mas de acordo com a vereadora Irmã Telma que fez o requerimento de criação, essa está pautada e a comissão parlamentar é uma realidade.

Publicitário sobrinho-neto do ex-presidente da República, José Sarney é assassinado a tiros após discussão de trânsito em São Luís


Crime aconteceu no início da tarde desta terça-feira (16) na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.

O publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos, foi assassinado com um tiro no pescoço no início da tarde desta terça-feira (16) após uma discussão de trânsito na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Diogo era sobrinho-neto do ex-presidente da República, José Sarney, e era pai de uma menina.

A polícia observou imagens de câmeras de segurança e já sabe qual carro foi utilizado pelo criminoso, mas ainda não há confirmação se o veículo era de propriedade do autor do crime.

O caso será investigado pela Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP). Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer a remoção do corpo.
Por G1 MA

Prédio da Câmara Municipal de Imperatriz passa por desinfecção


Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa passou por
 desinfecção completa na semana passada
 Para garantir maior segurança e contribuir no combate e prevenção ao covid-19, foi feita na semana passada, com recursos próprios, a desinfecção de todo o espaço físico da Câmara Municipal. A medida foi tomada após os relatos de muitas pessoas nos mais diversos locais públicos terem testado positivo para o novo coronavírus, e como a Casa Legislativa tem muita circulação - mesmo estando proibido o livre acesso - a presidência achou que a melhor medida seria a limpeza asséptica do prédio.

Os serviços de desinfecção foram feitos na parte da tarde e noite. Englobaram toda as áreas comuns internas, externas e os gabinetes.

Desde a segunda metade do mês de abril, as sessões têm sido feitas de forma virtual mista, com alguns parlamentares participando de forma virtual e a maioria no plenário, presencialmente. Cada parlamentar decide a forma como vai atuar. Os que estão em sessão de forma presencial seguem todas as medidas para evitar o contato direto, mantendo distância, usando máscara, o microfone usado apenas de forma pessoal e com a limpeza constante das mãos com álcool em gel.
 
Não há previsão para abertura e normalização da entrada da população para acompanhar reuniões, deliberações e realização de tribunas. Desde o início da pandemia, medidas preventivas e restritivas foram tomadas, e a aglomeração de pessoas ou visitação institucional foram suspensas.

Servidores da Câmara Municipal de Imperatriz fazem teste para covid-19


Todos os servidores e vereadores tem passado pelo 
exame de covid-19 na Câmara Municipal de Imperatriz
Pedido do presidente José Carlos teve o apoio de todos os vereadores

A Câmara Municipal de Imperatriz, nos últimos dias, tem promovido com recursos próprios, a realização de testes para o novo coronavírus em todos os servidores, entre efetivos, comissionados, terceirizados e de assistência da Casa Legislativa.
A ação se fez necessária porque três vereadores testaram positivo, e quase vinte servidores contraíram, inclusive com um óbito, mas todos os que tiveram sintomas estavam afastados desde o decreto de suspensão das sessões presenciais, ou seja, foram infectados em outros ambientes.

De acordo com o presidente José Carlos, não há motivos para pânico, pois os servidores que testarem positivo permanecerão em quarentena, sendo acompanhados. Os testes continuarão sendo realizados nas próximas semanas, com prova e contraprova. A Câmara tem realizado diversos procedimentos como medida de reforço contra a disseminação do covid-19 e pela proteção de todos os servidores que cumprem expediente presencial em escala de revezamento e serão submetidos aos exames.
“Pela relevância de nosso trabalho, não podemos parar. Continuaremos seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde para proteger nossos servidores e vereadores, garantindo a saúde de todos que estão nessa batalha de enfrentamento ao coronavírus”, informou José Carlos.

Desde o início da pandemia, a Câmara adotou medidas preventivas com base nas recomendações. Além do reforço da higienização em todos os ambientes, orientação sobre a importância da lavagem das mãos com água e sabão, disponibilização de álcool em gel e máscaras. Foram dispensados da atuação presencial, os servidores e vereadores do grupo de risco. Também foi proibido o acesso da população às áreas comuns, sessões são realizadas presencialmente, mas com acesso virtual para os proibidos e estabeleceu trabalho em home office para as atividades que permitam essa modalidade. Com isso a Câmara Municipal tem ajudado a cidade no combate e prevenção ao covid.

Carlos Hermes e Flamarion Amaral reassumem mandatos na Câmara de Imperatriz

 Parlamentares retornam após período à frente das secretarias municipais de Regularização Fundiária e Saúde Durante a 29ª Sessão Ordinária d...