terça-feira, 23 de março de 2021

14º BPM prende suspeito de tráfico e apreende mais de quatro quilos de maconha prensada em Imperatriz

 A prisão e a apreensão da droga aconteceram na Rua São João, Vila Lobão


Maconha, cocaína e demais objetos apreendidos com Leonardo Tavares - Foto: Divulgação/14º BPM
A Polícia Militar, por meio de policiais do 14º BPM, prendeu no fim da noite desta de segunda-feira (15), por volta de 23h30, o homem identificado por Leonardo Silva Tavares, 32 anos, suspeito de tráfico de droga em Imperatriz. A prisão foi efetuado pela Guarnição da Força Tática 3, depois de acionada pelo Sargento Corrêa e Soldado Kaio. 

Os dois militares informaram que havia detido um indivíduo portando drogas. Leonardo Silva Tavares, ao ser indagado, informou aos policiais onde estava o restante das substâncias entorpecentes, levando-os até a sua residência, localizada na Rua São João, Vila Lobão.

No local, os militares encontraram 8 tabletes de maconha prensada, pesando mais de 4,5 quilos, 13 sachês contendo maconha, 4 sachês contendo cocaína, 1 balança de precisão, 2 pacotes de papel seda para embalagem da droga e outros pertences.

Diante dos fatos, Leonardo Silva Tavares foi encaminhado juntamente com os itens apreendidos até a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Imperatriz, onde a autoridade policial de plantão, o autuou por tráfico de droga e associação para o tráfico nos termos do artigo 33, da Lei 11.343/06. 

Leonardo Silva Tavares foi conduzido na manhã de ontem para a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), onde se encontra à disposição da justiça. Ele deverá passar por audiência de custódia, ocasião que a justiça vai deliberar sobre a manutenção ou não do auto de flagrante delito. Caso positivo, o juiz decreta a prisão preventiva e, contrário, o libera para responder em liberdade. Antes de ser levado para a UPRI, Leonardo Tavares Silva passou pelo Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetido a exame de corpo de delito. 

RETORNO: Diocese de Imperatriz anuncia retorno das celebrações presenciais para esta terça-feira no contexto da Pandemia do Covid-19

 


 

Dom Vilson Basso 
bispo da diocese 
de Imperatriz 

Imperatriz - No dia (18) de março do ano em curso, o bispo diocesano, Dom Vilson Basso e os Padres da diocese de Imperatriz, reuniram-se virtualmente para avaliar a situação da pandemia do Covid-19 e as orientações que foram datas em (07) de março e tomaram-se, as seguintes decisões:

1 – As celebrações presenciais poderão ser retomadas a partir desta terça-feira (23) de março, quando deixava de vigorar a orientação anterior, mantendo-se obrigatoriamente todos os protocolos dados pela diocese de Imperatriz.

2 – Na quinta Semanada Quaresma e nos dias da Semana Santa antes do “Tríduo Pascal”, faça-se a celebração do Sacramento da Penitência com Absolvição simultânea de vários fiéis, permanecendo suspensa as confissões auriculares.

3 – Para as celebrações da Semana Santa, sigam-se as orientações dadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e pala CNBB.

4 – Conforme o decreto da diocese de Imperatriz, de (22) de março de 2021 que também foi assinado por todos os padres da diocese, permanecem suspensa as reuniões de grupos, pastorais e movimentos.    

5 – Nos municípios em que as autoridades estabelecem a suspensão de celebrações religiosas, em espírito de colaboração e proteção aos fiéis, os párocos terão que cumpri as tais determinações.

6 – Após a Semana Santa, o bispo de Imperatriz, Dom Vilson Basso e os Padres se reunirão novamente para avaliar à situação e decidir quais as medidas deverão ser tomadas nos dias seguintes.

“Reafirmamos o nosso empenhos em favor da vida. Continuemos usando mascara, evitando aglomeração e viver com serenidade, seriedade e responsabilidade. A vida em primeiro lugar”! Completou Dom Bispo Basso (SCJ), bispo da diocese de Imperatriz.

Joãozinho Cézar – Publicitário e Jornalista com o Registro Profissional de Nº 1730/Ma.

Guarda Municipal recupera motocicleta roubada e prende assaltante de celular

 


Os guardas foram até o local indicado e o veículo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil

Motocicleta, droga, arma e demais objetos apreendidos - Foto: Divulgação
No fim de semana, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) realizou duas ações que culminaram com a recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada e a prisão de um assaltante, que tinha acabado de roubar o celular de uma jovem.
Na sexta-feira (12), a Guarda Municipal recuperou mais uma motocicleta que tinha sido tomada de assalto no dia anterior e foi apreendida na Rua 9, bairro da Caema. 

A Guarnição da Viatura 01, na ocasião composta pelos Guardas Municipais Gomes, Rafaela, Jane e Rufino, recebeu informações por intermédio do proprietário da motocicleta roubada. Os guardas foram até o local indicado e o veículo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil, onde após os procedimentos pertinentes ao caso, foi restituído ao legítimo dono.

No sábado (13), as atenções da Guarda Municipal foram voltadas para o caso de uma jovem vítima de assalto, que teve seu celular roubado. A guarnição dominou o assaltante, e quando estava devidamente algemado, chegaram policiais militares da Força Tática do 3º BPM, com a vítima na viatura.

A jovem denunciou que o homem preso tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Os policiais militares foram até ao local onde funcionava a boca de fumo e realmente encontraram uma grande quantidade de substâncias, um revólver calibre 38 e munições do mesmo calibre, uma balança de precisão, celulares e outros objetos. Todos foram apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz. 

O comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, Josenildo José Ferreira, destacou que essas operações são reflexos do trabalho da segurança pública, uma parceria entre GMI e as polícias. “Nós continuamos fazendo rondas na região, observando os locais de maior concentração de crimes, fazendo um trabalho de participação junto com a comunidade, para tentar conter os índices de criminalidade aqui em Imperatriz”. 

Polícia intercepta maconha e prende traficante em ônibus interestadual em Imperatriz

Homem identificado apenas pelas iniciais M.A.S.S. foi autuado em flagrante delito


Maconha apreendida no ônibus interestadual na Barreira do Bananal - Foto: Divulgação/PC-MA
A 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), por intermédio do Grupo de Pronto Emprego - GPE de Imperatriz, em operação conjunta com a Polícia Militar, por intermédio do 14º BPM, prendeu em flagrante delito o indivíduo de iniciais M.A.S.S. pelo crime de tráfico drogas. A prisão aconteceu na Barreira Policial Alpha 1, conhecida por Barreira do Bananal, às margens da BR-010, em Imperatriz.

No início da noite desta quinta-feira (18), a equipe abordou o ônibus que fazia linha Imperatriz/Palmas e constatou-se que um dos passageiros possuía três passagens pela polícia, sendo uma por tráfico de drogas. Após revista, foi encontrado com o suspeito um tablete e meio, contendo um quilo de maconha prensada. O indivíduo afirmou que estava vindo de Araguaína/TO e que recebeu R$ 500,00 para transportar a droga e que não tinha informações de quem seria o remetente. O destino da droga seria Imperatriz.

M.A.S.S. foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante delito por tráfico de droga e associação para o tráfico. Na manhã desta sexta-feira (18), ele foi conduzido inicialmente para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetido a exame de corpo de delito e, em seguida, levado para a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, onde se encontra até ulterior deliberação da justiça. 

Menino de 12 anos mata irmã com tiro acidental em Grajaú

 A tragédia aconteceu nesta quinta-feira, no Povoado Mata Fria

Os irmãos brincavam com a arma quando aconteceu o disparo fatal - Foto: Divulgação
  
Uma adolescente de 13 anos foi morta acidentalmente pelo irmão de apenas 12 anos, nesta quinta-feira (18). A tragédia aconteceu no povoado Mata Fria, zona rural do município de Grajaú, localizado a 188 km de Imperatriz, na região central do Estado.

De acordo com as informações, os irmãos estavam brincando quando o menino pegou uma arma conhecida como seta.

A arma havia sido modificada, tendo o cano alargado e estava com munição calibre 22. Quando o menino tentou ‘quebrar’ o cano, a arma disparou e atingiu a cabeça da irmã, que morreu na hora. Ao receberem a notícia, o pai e avó dos irmãos passaram mal e precisaram ser levados para o hospital. O menino ainda se encontra em estado de choque e amparado por familiares. 

Peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM), núcleo de Imperatriz, foram até ao local onde realizaram perícia no corpo, que depois foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Após os procedimentos legais, foi liberado para familiares.
  

Mulheres são presas pela Polícia Civil com 40 quilos de maconha


Pacotes com 40 quilos de maconha apreendidos no interior do estado - Foto: Divulgação/ASCOM/PC-MA
   
Durante uma ação conjunta executada na última quinta-feira (18), que envolveu policiais civis de várias delegacias e departamentos da Polícia Civil do Maranhão, duas mulheres, sendo uma de 26 e outra de 30 anos de idade, foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade de Itapecuru-Mirim.

Dados policiais informaram que a dupla foi surpreendida na BR-222, nas proximidades da entrada do município de Itapecuru, após ser abordada pelos policiais em uma van de transporte alternativo, durante uma blitz de rotina.

Durante a revista, foram localizados 46 tabletes de uma substância semelhante a maconha, aproximadamente 40 quilos de entorpecentes. Segundo a polícia, as duas mulheres já tinham sido presas há três semanas na cidade de Vargem Grande por estarem transportando drogas.

A ação contou com a participação de policiais civis da 2° Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, da Delegacia Vargem Grande, Delegacia Regional de Codó, Seic, Inteligência da SSP e Guarda Municipal de Itapecuru- Mirim.
   

APROVADO: Câmara Municipal de Imperatriz aprova por unanimidade projeto de lei que institui o Auxilio Municipal Emergencial à cultura imperatrizense


 

Câmara de Vereadores 
aprova o Auxilio Municipal
Emergencial ao artista
da terra 

Imperatriz – Na manhã desta quarta-feira (17), no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, numa sessão ordinária realizada por videoconferência para respeitar rigorosamente o Isolamento Social e todos os Protocolos Sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), da Pandemia do Covid-19, por unanimidade, os vereadores presentes à sessão e os demais através por videoconferência, aprovaram o Projeto de Lei de Nº 30/2021, de autoria do Executivo Municipal.

O Projeto de Lei institui o Auxilio Municipal Emergencial, denominado de “Mestre Osório”, à Cultura em Imperatriz destinado aos músicos e cantores, em decorrência da suspensão das realizações das festas e eventos em 2012 por força da permanência da Pandemia do Covid-19 que tem aumentado consideravelmente em Imperatriz, impossibilitando os artistas de se apresentarem nas noitadas imperatrizense.

Conforme a lei, o Auxilio Municipal Emergencial “Mestre Osório” à Cultura, consiste no pagamento de beneficio financeiro, de forma individualizada, em conta bancária própria, a cantores e músicos residentes em Imperatriz, com comprovado registro na Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) nos últimos dois anos e que preencha os demais requisitos previstos nesta Lei e nos regulamentos dela decorrente.   

O Auxilio Municipal Emergencial aprovado hoje, será pago aos artistas em três parcelas no valor de R$ 400, 00 (Quatro Centos Reais), nos meses de abril, maio e junho do ano em curso e aproximadamente, 280 artistas terão direito ao auxilio.

O Poder Executivo, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), publicará Edital de Chamamento Público, fixando os procedimentos e requisitos para solicitação do Auxílio Municipal Emergencial instituído pela presente lei.

O artigo 7º da lei fica vedado o recebimento do auxilio ao artista que:

I – Possui vinculo empregatício, inclusive servidores públicos, militares, empregado público e contratado por prazo indeterminados;

II – Esteja em gozo de beneficio previdenciário pagos por Regime Geral da Previdência Social ou Regime Próprio de Previdência;

III – Esteja proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.  

A lei que institui o Auxilio Municipal Emergencial ao artista da terra que foi aprovada nesta quarta-feira (17) no plenário do parlamento imperatriz, teve com o relator, o vereado/advogado, Adhemar Freitas Jr.

Por: Joãozinho Cézar – Registro Profissional de Nº 1730/Ma.

Foto: Fabinho/Câmara

GPE prende mulher acusada de falsificação de documentos e estelionato em Imperatriz

 

Mulher era procurada da justiça, acusada de cometer vários golpes na cidade, fazendo empréstimos em nome de terceiros

Documentos de identidade, cartões, celulares, fotos e carimbos apreendidos com a acusada - Foto: Divulgação/PC-MA-GPE
Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da 10ª DRPC, por intermédio do Grupo de Pronto Emprego - GPE de Imperatriz, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em Imperatriz (processo nº 22-27.2019), expedido pela 2ª Vara de João Lisboa/MA em desfavor de C.R.O. pelo crime de estelionato. Ela foi autuada em flagrante delito pelo crime de falsificação de documento público. 

C.R.O. era procurada da justiça, acusada de cometer vários golpes na cidade, fazendo empréstimos em nome de terceiros e se apropriando da quantia. No momento do cumprimento do mandado de prisão, foram encontrados em sua residência diversos documentos falsos (RG, CPF, CTPS, entre outros), aparelhos celulares, chips de várias operadoras e um arsenal utilizado para a falsificação dos documentos, como impressora, papel, estilete, cola, máquina de plastificar documentos, entre outros.

A mesma foi conduzida até a Delegacia Regional de Polícia Civil em Imperatriz, de onde foi encaminhada à ala feminina da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis, se encontrando à disposição da Justiça.
A polícia conta sempre com a colaboração da população através do disk denúncia (99) 98475-5975. Anonimato garantido.

Motorista por aplicativo é obrigado a praticar assaltos pela cidade

Motorista, que não teve o nome revelado, ainda ficou sem o veículo, levado pelos bandidos

Veículo Celta tomado de assalto pelos criminosos - Foto: Divulgação/Whatsapp
Os motoristas por aplicativos em Imperatriz têm sofrido ataques de criminosos e nesta quarta-feira (17) mais um foi alvo desses bandidos. Três homens solicitaram os serviços de um taxista por aplicativo, na tarde de quarta-feira, fato ocorrido próximo ao terminal rodoviário antigo. 

O motorista foi obrigado pelos bandidos, sob ameaça, a conduzir o carro por bairros da cidade, um deles Vila Santa Lúcia, onde praticaram assaltos, tomando celulares de pessoas que estavam sentadas na porta de suas casas, invadindo comércios e roubando dinheiro, entre outros pertences. Em um dos assaltos, em que as vítimas foram duas mulheres que estavam sentadas em frente a residência e que tiveram os seus celulares tomados de assalto, o motorista foi obrigado a praticá-lo pelos criminosos. 

O motorista foi retirado do carro já a noite, quando trafegava pela Avenida Newton Bello, no bairro Santa Inês. Ele foi direto à Delegacia Regional de Polícia Civil, onde registrou um Boletim de Ocorrência (BO), denunciando o fato. O carro, um veículo Chevrolet, modelo Celta, cor preta, até o fechamento dessa edição ainda não tinha sido localizado.

ELEIÇÕES: Câmara Municipal de Imperatriz elege os vereadores Alex Silva para 1º vice-presidente e Rubinho Lima para 2º vice-presidente da mesa diretora


 

Vereadores Alex Silva 
e Rubinho Lima assume
às suas vagas na mesa diretora
da Câmara Municipal de Itz

Imperatriz – Com a saída do vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Imperatriz, o vereador Paulinho Lobão (SOLIDARIEDADE) que assumiu na semana passada a presidência da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) vaga deixada pelo vereador Buzuca que faleceu recentemente vitima da Covid-19, na manhã desta terça-feira (16), numa sessão ordinária realizada através por videoconferência, onde os  vereadores presentes á sessão ordinária respeitaram rigorosamente o Isolamento Social e todos os Protocolos Sanitários  recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da Pandemia do Covid-19, houve as eleições para à escolha do 1º vice-presidente, o vereador Alex Silva (PP) que concorreu à vaga com o vereador Manchinha e em chapa única, o vereador Rubinho Lima (PTB), foi eleito para compor à mesa diretora, como o 2º vice-presidente.

Alex Silva se elegeu para o 2º vice-presidente da mesa diretora do parlamento imperatrizense, com 13 votos a seu favor e Anderson Manchinha, obteve dos seus pares, 08 votos e na segunda e última eleição do dia, o vereador Rubinho Lima em chapar única, obteve 14 votos a seu favor e houve 07 obtenções.

Ao termino da sessão que fui muita agitada devido às eleições para os referidos cargos à mesa diretora, alguns vereadores, a maioria da oposição ao prefeito Assis Ramos (MDB), se "exaltaram" com os resultados, mas ao final prevaleceu os resultados e os votos dos vereadores presentes ao plenário e outros que votaram por videoconferência respeitando Isolamento Social, da Pandemia do Covid-19.  

Por: Joãozinho Cézar – Publicitário e Jornalista com o Registro Profissional de Nº 1730

Fotos: Fabinho/Câmara

“Operação Parasitas” prende quadrilha interestadual de tráfico de droga no Maranhão

 Prisões aconteceram nesta quinta-feira em seis municípios maranhenses, incluindo a Capital

Foto: Divulgação/Assessoria/PC-MA
  
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu nesta quinta-feira (18), 17 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no tráfico de drogas interestadual. Na ocasião foi realizada a ‘Operação Parasitas’, que também cumpriu oito mandados de prisão.

As prisões foram realizadas nas cidades de São Luís, Alto Alegre do Maranhão, Itapecuru-Mirim, Codó, Coroatá e Barra do Corda. As investigações duraram dois anos e durante este período, a polícia apreendeu cerca de 500 kg de drogas, com o valor aproximado de R$ 500 mil.

Ao todo, 17 suspeitos foram presos durante as operações. Destes, seis já estavam em Unidades do Sistema Prisional do Maranhão, pela prática de crimes por intermédio de terceiras pessoas.

Durante as prisões, a polícia apreendeu quatro armas de fogo com um dos suspeitos, no município de Codó. Após prestarem depoimento, os suspeitos foram encaminhados ao Sistema Prisional, onde vão permanecer à disposição da justiça.

Jovem é baleado no Santa Rita e depois de medicado é preso suspeito de homicídio em Imperatriz

O caso aconteceu na noite de terça-feira (16) com Wilkerson Roger de Sousa Teixeira, de 21 anos


Wilkerson Roger de Sousa Teixeira tinha sido preso anteriormente - Foto: Divulgação
O adágio popular que diz que as vezes o feitiço vira contra o feiticeiro, aconteceu na noite da última terça-feira (16), em Imperatriz. Nesta noite, o jovem identificado por Wilkerson Roger de Sousa Teixeira, de 21 anos, sofreu uma tentativa de homicídio, sendo alvejado com três tiros. Por felicidade, os disparos não acertaram órgãos vitais de Wilkerson Roger de Sousa Teixeira, que foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão, onde foi medicado sem maiores problemas.

Entretanto, quando estava recebendo alta do Socorrão, policiais militares do 3º BPM chegaram e imediatamente deram voz de prisão a Wilkerson. Ao realizarem consulta, os militares ficaram sabendo que ele tinha um mandado de prisão em aberto, suspeito de crime de homicídio em Imperatriz. É suspeito de ter sido o autor de um homicídio no bairro Santa Rita, cuja vítima foi identificada apenas pelo prenome de Rhuan. O crime aconteceu em 2019.

Wilkerson foi levado do Socorrão direto para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Imperatriz, ocasião que a autoridade policial de plantão cumpriu o mandado de prisão em seu desfavor. Ontem pela manhã, Wilkerson foi levado para a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), onde se encontra até ulterior deliberação da Justiça.

A Delegacia de Homicídios e Proteção Pessoa (DHPP) abriu inquérito para investigar o homicídio tentado de que foi vítima Wilkerson. A polícia quer saber se um crime tem ligação com o outro.

EMPOSSADO: Câmara Municipal dá posse a Rogério Avelino o mais novo vereador de Imperatriz


Vereador-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Alberto Sousa dando posse e fazendo o juramento ao vereador Rogério Avelino


Empossado como vereador
Rogério Avelino
Democratas 

Imperatriz – Na manhã desta quinta-feira (11) numa sessão ordinária realizada no plenário Léo Franklin da Câmara Municipal de Imperatriz, com a galeria vazia e os vereadores presentes à sessão ordinária e os demais por videoconferência respeitando o Isolamento Social e todos os Protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), da Pandemia do Covid-19, foi dado posse ao mais novo vereador de Imperatriz, o jovem, Rogério Avelino (DEMOCRATAS).

Rogério Avelino faz parte do (DEMOCRATAS), deste de 1996; é filho da ex-vereadora Fátima Avelino e nas eleições do dia 15 de novembro de 2020, obteve uma expressiva votação ficando na 2ª suplência e assume na vaga deixada pelo vereador Paulinho Lobão, que assumiu a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), na vaga deixada pelo vereador Buzuca, que infelizmente faleceu na semana passada, vitima da Convi-19.

O mais novo vereador de Imperatriz, ao fazer seu juramento junto ao vereador-presidente, Alberto Sousa (PDT), visivelmente emocionado devido à mensagem envida por videoconferência por sua mãe, a experiente e ex-vereadora Fátima Avelino, usou a Tribuna Freitas Filho e emocionado disse “prometo exercer o cargo de vereador com dedicação e lealdade o meu mandato, defender e cumprir a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica do Município. Respeitar o cumprimento das leis, preservando os interesses do município de Imperatriz e o bem geral de sua população, assim prometo”, concluiu o seu discurso o mais novo vereador da Casa de Leis imperatrizense, Rogério Avelino.

Fotos: JC & Verônica

Por: Joãozinho Cézar – Registro Profissional de Nº 1730/Ma.

 

terça-feira, 16 de março de 2021

DHPP investiga duplo homicídio em Imperatriz

 Albert Borges e Rodrigo Sousa tiveram os corpos carbonizados, no Jardim das Oliveiras

Albert Borges e Rodrigo foram assassinados e os corpos carbonizados - Foto: Divulgação
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DJPP), da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil com sede em Imperatriz, por meio de uma equipe de investigadores, iniciou nesta segunda-feira (15) as investigações para apurar um duplo homicídio ocorrido neste domingo. 

As vítimas foram identificadas por Albert Borges e Rodrigo Sousa, moradores do Parque Alvorada II e Mutirão, respectivamente, que depois de serem assassinados, tiveram os corpos carbonizados. Isso porque os assassinos colocaram fogo no veículo Celta preto, que era de propriedade de Rodrigo, debaixo de uma mangueira, no Jardim das Oliveira, bairro às margens da Pedro Neiva de Santana. 

Segundo informações da polícia, passadas a O PROGRESSO, conforme testemunhas, dois homens, sendo um em uma motocicleta e o outro conduzindo o veículo Celta, incendiaram o carro e, em seguida, fugiram os dois na motocicleta.
 
Familiares, reconheceram as vítimas pelas vestes. Os corpos foram removidos após a perícia e levados para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo o perito, pela posição que estavam os corpos, não tem nenhuma dúvida que Albert e Rodrigo foram assassinados e colocados no carro Celta, que foi incendiado.  Os investigadores da DHPP,  que estão investigando o caso, estão ouvindo pessoas da família inicialmente e em seguida, pessoas que porventura tenham testemunhado o caso, porque foi em plena luz do dia. O que restou do Celta foi levado para o pátio do IML, onde passará por perícia, que pode ajudar nas investigações.

Fonte: o progresso

Acidente provoca morte de motorista na BR-153

 Bombeiros tiveram que usar moto serra para retirar o corpo


Veículo ficou completamente destruído e o motorista preso às ferragens - Foto: Divulgação
O condutor de um veículo de passeio morreu após uma colisão frontal com um caminhão na manhã desse domingo (14) na BR-153, entre os municípios de Gurupi e Figueirópolis, região sul do estado.

Os bombeiros foram acionados para prestar socorro, mas já encontraram a vítima sem vida. O acidente ocorreu na altura do km 716, nas proximidades da empresa Bungue. O condutor não foi identificado. O veículo conduzido por ele, uma Saveiro, ficou completamente destruído.

O corpo do motorista ficou preso às ferragens e os socorristas precisaram utilizar equipamentos para cortar a lataria do carro e fazer o resgate.

O acidente causou derramamento de óleo na rodovia e, após a remoção dos veículos envolvidos, os próprios bombeiros executaram os procedimentos de limpeza da via.

O motorista do caminhão permaneceu no local e prestou esclarecimentos as autoridades. Ele não sofreu ferimentos. A Polícia Científica foi acionada para a realização da perícia e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Com sobra de vagas nas escolas novas, Educação dispensa 12 aluguéis


Economia anual é de R$ 5.000.000,00

Escolas novas e reformadas - Foto: Edmara Silva
Além de ter praticamente “zerado” a conta de luz a partir da instalação de um sistema exclusivo de energia solar, a  Prefeitura  de Imperatriz, através daSecretaria Municipal de Educação, começa a enxugar gastos de décadas com o aluguel de escolas particulares, as chamadas “conveniadas”, que abrigavam alunos em setores da cidade onde havia carência de vagas na rede municipal.

As novas escolas construídas e as antigas reformadas, modernizadas e ampliadas, agora contemplam a todos, com conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre escolas novas e reconstruídas, são 50 estabelecimentos próprios da  Prefeitura contemplados com os recursos do FUNDEF, que estavam há décadas retidos no Ministério da Educação. Agora elas contam com climatização, energia solar, laboratórios de ciências, informática e robótica, blindex, mobiliário todo novo, brinquedotecas, áreas de lazer, banheiros, refeitórios e algumas até com quadras poliesportivas cobertas. 

O prefeito Assis Ramos determinou que se revolucionasse a rede municipal de ensino, transformando-a na melhor e em nível igual ou até superior das melhores escolas particulares. No meio de tudo isso estão as “conveniadas”, que não podem ser reformadas pela prefeitura, porque são propriedades particulares. “Elas foram úteis por muitos anos, somos gratos, mas dentro da nova circunstância somos obrigados a não renovar mais esses contratos” - disse, ontem, o secretário da Educação, José Antônio Pereira.

Nessa condição, dispondo de vagas e mesmo assim gastar com aluguéis, seria uma situação de improbidade. A economia anual, de cerca de R$ 5 milhões, em vinte anos representa todo o investimento de R$ 100 milhões que está sendo feito na construção das novas escolas e creches e reformas das antigas.

Pereira informou ao prefeito Assis Ramos, que já é possível assegurar que não teremos duas categorias de alunos na rede municipal; os das novas unidades (confortáveis, seguras e tecnológicas) e os das “conveniadas”, que não tinham como ser reformadas com recursos públicos.

As mudanças de alunos das “conveniadas” para as novas começam a ser efetivadas, sem qualquer desconforto, vez que há sempre uma unidade própria da Prefeitura nas imediações das que eram “conveniadas”, média de distância de uns 500 metros. “Ainda assim, nos casos que fogem dessa regra, teremos o apoio do transporte escolar” – informou o secretário.

Escolas inicialmente “desconveniadas”, em número de doze, abrigavam 3.446 alunos, que agora irão para as novas que dispõem de 4.630 vagas, ainda com uma sobra de 1.184 vagas. Os pais que quiserem reivindicar relocação para outra escola podem discutir o assunto com a Secretaria de Educação.

Com a conta de luz a Prefeitura já economiza mais de R$ 1,5 milhão por ano; com a dispensa dos 12 aluguéis (mais mão-de-obra, material de limpeza, vigias, porteiros e energia elétrica), outra poupança de mais R$ 5 milhões anuais. Somando, sobram recursos para mais 3 escolas novas a cada 12 meses.

Link

PM apreende motocicletas por falta de documentos na zona rural de Senador La Rocque

Foram apreendidas sete motocicletas e apresentadas na 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Imperatriz

Motocicletas, espingarda e munições apreendidas - Foto: Divulgação/PM/MA-14º BPM
Operação da Polícia Militar, por meio do 14ª BPM, sob o comando do Sargento Osvaldino, comandante do Destacamento de Senador La Rocque, com apoio da Força Tática e Guarnição de João Lisboa, apreendeu sete motocicletas sem a devida documentação. 

A operação foi realizada nos povoados Centro do Zezinho, Centro do Toinho, Lagoa da Cigana e Pingo de Ouro, todos no município de Senador La Rocque, distante 60 km de Imperatriz. Na operação, além das motocicletas, os policiais apreenderam também uma arma de fogo e efetuaram a prisão de Vitor Sousa Milhomem Filho, que estava de posse da arma, uma espingarda calibre 20, e cartuchos calibre 20 e 16.

As motocicletas estão sendo catalogadas para que a Polícia Civil possa ver se existe alguma com ocorrência de roubo ou furto, tendo em vista que motos roubadas em Imperatriz são vendidas em povoados e assentamentos da região, com preços menores do que o mercado. 

Participaram também da operação os policiais Dos Santos, Fransuel, Antonio Sousa, Edejander e Kelly.

Polícia Civil investiga execução de três homens em barbearia em Açailândia

O homicídio triplo aconteceu sábado na segunda maior cidade da região tocantina

Homens que foram executados a tiros em barbearia na cidade de Açailândia - Foto: Divulgação
Açailândia - Equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil com sede em Açailândia, iniciou as investigações para que seja elucidado um triplo homicídio, ocorrido naquela cidade, sábado (13). O homicídio triplo aconteceu no início da tarde, na segunda maior cidade da região tocantina, que fica a 72 km de Imperatriz. 

De acordo informações da DHPP de Açailândia, passadas a O PROGRESSO, Eliomar Gomes da Silva (38), Ricardo Alves Viana (34) e Wesley Trindade da Silva (32), se encontravam em uma barbearia na Av. Principal da Vila Ildemar, quando dois homens armados adentraram ao estabelecimento e disparam vários tiros contra as vítimas, que morreram no local, sem que houvesse tempo de socorro. Informações de que a dupla, depois de praticar o crime, fugiu em uma motocicleta. Os dois fizeram disparos contra as vítimas. Uma quarta pessoa que se encontrava na barbearia, levou um tiro de raspão em um braço. 

Segundo a polícia, os projéteis usados para executar os três homens saíram de duas pistolas, sendo uma 380 e outra ponto 40. A Polícia Civil ainda não traçou uma linha principal de investigação, fato que somente será definido depois que testemunhas e familiares das vítimas forem ouvidas. Até o fechamento dessa edição ninguém tinha sido preso. 

Oficial da PM Tocantins morre aos 45 anos vítima da covid-19


Divulgação/PM-TO
O 2º Tenente da Polícia Militar do Tocantins, Cleriston Ruslan Tavares dos Santos, 45 anos, morreu neste domingo (14) devido às complicações causadas pela covid-19.

O militar havia sido internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Nacional na última sexta-feira (12) e precisou ser transferido para o hospital de referência no sábado (13). Ele chegou a ser entubado na manhã desse domingo (14), mas não resistiu. Ele deixa esposa e dois filhos.

Segundo a Polícia Militar, o tenente ingressou na corporação em 1994, através do Curso de Formação de Soldados e trabalhou na área operacional do 6º BPM, em Palmas, durante a maior parte de sua carreira. No ano de 2018 concluiu o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA), e foi promovido ao atual posto em 2019. Atualmente o militar exercia suas funções no 5º BPM em Porto Nacional.

Em nota assinada pelo Comandante-Geral, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a corporação lamenta profundamente a morte do 2º tenente. "[Era um] militar dedicado em todas as suas atribuições e respeitado por todos integrantes da corporação, deixa um legado de compromisso com o serviço público e de profissionalismo", diz a nota. 

Operação prende quatro suspeitos pelo sequestro de médico em Presidente Dutra

 Usando o carro da vítima, os suspeitos se dirigiram para Santo Antônio dos Lopes

                              Dr. Gouveia, após ter sido liberado, com PM que participou da operação e seu irmão


 Presidente Dutra - Nesta sexta-feira (12), uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), resultou na prisão de quatro suspeitos pelo sequestro de um médico, na cidade de Presidente Dutra, a 450 km de Imperatriz. O crime ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (8), quando o médico estava em seu carro e foi abordado pelo grupo, que estava armado.

Caminhonete do médico recuperada pela polícia - Foto: Divulgação/Site-PM-MA
   

O bando, composto de cinco pessoas, rendeu e sequestrou o médico. Em seguida, usando o carro da vítima, os suspeitos se dirigiram para o município de Santo Antônio dos Lopes. No entanto, horas depois do crime, uma equipe do 18º BPM passou a acompanhar o grupo que, percebendo a presença da guarnição, abandonou o veículo e levou o refém para a mata.

Os policiais também descobriram que o bando teve ajuda de outro carro (modelo Ranger), roubado uma semana antes, na cidade de Teresina, que estaria sendo usado para resgatar os integrantes que ainda estavam escondidos. Após algumas diligências, a polícia conseguiu interceptar o carro e prender um casal.

Em depoimento, os suspeitos confessaram os crimes e a participação em uma facção criminosa conhecida da região. Segundo eles, os carros roubados seriam levados para Teresina.

Informações policiais revelam que dois integrantes do grupo possuem mandados de prisão preventiva em aberto. O outro envolvido no sequestro do médico conseguiu escapar, mas já foi identificado. Os suspeitos são naturais dos municípios de Pedreiras, Timon e Teresina. O médico, que não teve o nome revelado por questão de segurança, foi resgatado com vida.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra assaltantes de lojas na capital


Homem participante do bando quando chegava na Delegacia - Foto: Assessoria/PC-MA
A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), na região metropolitana de São Luís, quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma associação criminosa especializada em roubos contra lojas de departamentos na capital maranhense. As prisões foram realizadas por equipes da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) – Delegacias de Roubos e Furtos (DRF), com apoio operacional da Seccional Oeste.

Conforme a investigação, as ações criminosas ocorreram em meados de outubro de 2020, ocasião em que os autores subtraíram aparelhos celulares, notebooks, tabletes e outros produtos eletrônicos, totalizando um prejuízo de mais de R$ 60 mil.

No decorrer dos trabalhos investigativos, os autores foram identificados, bem como o indivíduo responsável por desbloquear os aparelhos e em seguida revender em sites de comércio, na internet.

Os presos foram conduzidos à DRF para procedimentos legais e, após, encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil disponibiliza o número de Whatsapp (98 98418-5661) para denúncias da população, sendo garantido o total sigilo do denunciante.

Polícia ainda sem pistas de estuprador

 

João Lisboa – A Polícia Civil está em busca de um homem suspeito de ter cometido um estupro, em João Lisboa. A vítima tem 20 anos e contou à Polícia que o homem a abordou apontando uma arma, a obrigou a entrar no carro e cometeu o estupro. A jovem foi abandonada minutos depois e pediu socorro. Ela foi atendida no hospital da cidade e a Polícia Civil investiga o caso, entretanto até ontem ainda não tinha pistas do homem, que segundo informações, conduzia uma caminhonete. Vale lembrar, que o local onde o criminoso abordou a jovem, fica próximo da Barreira Policial de João Lisboa, o que determinou muita ousadia do estuprador. 

Menores são apreendidos em “boca de fumo”

 A residência funcionava como ponto de venda e uso de entorpecentes

Arma, droga, réplica de armas e celulares apreendidos - Foto: Divulgação/PM/MA
Vargem Grande - Nesta quinta-feira (11), um homem foi preso e dois menores de idade apreendidos por suspeita de traficarem drogas no município de Vargem Grande, no interior do Maranhão. Também foi indicado que haveria armas de fogo no local.

A polícia havia recebido uma denúncia sobre um imóvel que estaria funcionando como ponto de venda e uso de entorpecentes em um bairro do município. Ao se deslocarem ao lugar indicado, os policiais foram notados pelos indivíduos presentes na residência. Dessa forma, conseguiram realizar fuga pulando cercas e muros da vizinhança.

Os indivíduos que foram localizados no imóvel foram revistados e apreendidos um simulacro de arma de fogo (pistola), armas do tipo espingarda e garrucha com munições, 28 papelotes de substância semelhante à maconha, 31 pedras de substâncias semelhantes ao crack, uma arma branca (facão) e chaves de um veículo utilizado em assaltos.

A prisão e as apreensões foram realizadas por meio das ações da equipe da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Os indivíduos, de idades de 21, 16 e 14 anos, foram direcionados à delegacia local.

Após 14 anos foragido, mototaxista que matou colega por causa de capacete é preso no MA


Agentes da Polícia Civil fizeram a prisão do acusado - Foto: Divulgação/PC-MA
O homem matou com quatro tiros José Ribamar Costa Ferreira Machado, no trevo que dá acesso às cidades de Arame e Imperatriz.

Um homem, cujo nome não foi identificado, foi preso nessa quinta-feira (11) após 14 anos foragido da polícia. Ele matou com quatro tiros o mototaxista José Ribamar Costa Ferreira Machado, no trevo que dá acesso às cidades de Arame e Imperatriz, localizado no Bairro Canoeiro.

O homicídio aconteceu em 2007 e a motivação foi uma desavença por causa de um capacete. Tanto o autor do crime quanto a vítima eram mototaxistas e o crime ocorreu em horário de grande circulação, presenciado por muitos colegas de trabalho no ponto em que os dois costumavam ficar.

Após o crime, o suspeito, que não teve o nome divulgado, fugiu, mas foi denunciado por homicídio qualificado por motivo fútil, que dificultou a defesa da vítima.

De terno e gravata, traficante é preso com 5 quilos de droga em carro de luxo


Droga vinha de campo Grande, Mato Grosso do Sul - Divulgação
Uma operação da Polícia Civil do Tocantins apreendeu 50 quilos de maconha que estavam sendo transportados em um veículo de luxo em Gurupi, sul do Estado, na manhã desta quinta-feira (11). O motorista estava bem vestido, usando terno e gravata, provavelmente para não chamar a atenção da polícia. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a droga vinha de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e seria distribuída em cidades do interior do Estado.

Segundo o delegado Enio Walcácer, a operação 'Tisífone' faz parte de uma série de investigações que estão sendo realizadas para identificar rotas de tráfico para o Tocantins.

O delegado recorda que há 14 dias (dia 26 de fevereiro) a Polícia Civil interceptou 100 quilos de maconha oriunda do estado de Goiás, também em Gurupi, durante a operação ‘Crazy Horse’.
"Somando com a operação de hoje, já são 150 quilos de drogas apreendidas”, disse o delegado Enio Walcacer.

Conforme a polícia, as investigações vão prosseguir para reprimir o tráfico e, dessa forma, impedir que os carregamentos de drogas cheguem aos municípios tocantinenses.
A operação ‘Tisífone’ foi realizada em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Tocantins.
Fonte: o prograsso

Homem é esquartejado e sepultado em cova rasa no Assentamento Alegria


Francisco Evandro Silva Moura, 34 anos, era usuário de droga e estava desaparecido há 20 dias

Francisco Evandro da Silva Moura, o ‘Bebezão’, foi morto e esquartejado - Foto: Divulgação/Whatsapp
Equipe de policiais da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil com sede em Imperatriz, está investigando um crime de homicídio bárbaro, ocorrido no Assentamento Alegria, no município de Davinópolis, a 12 km de Imperatriz. A vítima foi Francisco Evandro Silva Moura, conhecido por ‘Bebezão’, que era usuário de droga e estava desaparecido há cerca de 20 dias. 

O corpo de Francisco Evandro da Silva Moura foi encontrado em uma cova rasa, em uma região de mata, localizada no Assentamento Alegria.

O corpo foi esquartejado e sepultado em cova rasa. Foi encontrado por populares, que acharam estranho a terra revirada no local, onde praticamente ninguém tem acesso, e comunicaram o fato à Polícia Militar. 

Policiais do 14º BPM, cujo Destacamento em Davinópolis tem o comando do Sargento Wiliston Araújo, foram até ao local e constataram a veracidade do fato. Imediatamente foram acionados peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM). O restos mortais foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), de onde foram liberados para familiares na manhã de ontem e levados para ser enterrados com dignidade no cemitério do Assentamento Alegria.

Segundo informações dos próprios familiares, Francisco Evandro era usuário de droga e por conta disso, a Polícia Civil tem como primeira linha de investigação acerto de contas por dívida com o tráfico.

Carlos Hermes e Flamarion Amaral reassumem mandatos na Câmara de Imperatriz

 Parlamentares retornam após período à frente das secretarias municipais de Regularização Fundiária e Saúde Durante a 29ª Sessão Ordinária d...