terça-feira, 23 de junho de 2020

ACESSE E ACOMPANHE O TRABALHO DA CÂMARA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS



ENTRA NO LINK ABAIXO:

http://www.camaraimperatriz.ma.gov.br/

Preso em Imperatriz suspeito de mandar matar a ex-mulher e a filha em São Luís


       

                                   Geraldo Abade de Sousa foi preso em Imperatriz, sábado - Divulgação/O Informante
Uma equipe de policiais da Delegacia de Hoimicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Praxisteles Martins, prendeu sábado, em Imperatriz, o emperesário Geraldo Abade de Sousa. Ele é apontado como o mentor intelectual do assassinato da ex-mulher e da filha.

   



Talita e Maria da Graça foram assassinadas dentro de casa, dia 7 de junho - Divulgação

O duplo feminicídio aconteceu no dia 7 deste mês, no bairro Quintas do Calhau, na capital maranhense. Os corpos de Maria da Graça Pereira de Oliveira, 54 anos, e da filha Talita de Oliveira Friseiro, 27 anos, foram encontrados enrolados em um lençol, dentro do veículo de Graça, na casa da família.

De acordo com a delegada Viviane Fontenelle, que preside o inquérito sobre o caso, Geraldo Abade de Sousa veio para Imperatriz como um álibi, entretanto não deu certo. Ele acabou sendo descoberto e teve sua prisão decretada e cumprida pelos policiais da DHPP.

Com Geraldo Abade de Sousa, outras duas pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento no crime. O pedreiro, que estava trabalhando em uma obra na casa das vítimas e outro homem, que teria sido o interlocutor que fez a cabeça do pedreiro para que executasse mãe e filha. O pedreiro já estava tendo a confiança de Maria da Graça, que todos os dias abria o portão para ele entrar e trabalhar. Segundo o que foi apurado, Maria da Graça foi estrangulada enquanto que Talita foi asfixiada pelo pedreiro. As vidas de Maria da Graça e Talita teriam custado R$ 5 mil.

A motivação do crime, segundo a delegada Viviane Fontenelle, é que Geraldo Abade de Sousa tinha várias disputas judiciais com a ex-mulher, e que esta já tinha ganho os processos. “Essa pessoa planejou tudo, inclusive criando álibis perfeitos, desafiando a capacidade de investigação da polícia. Estamos diante de um crime horrendo de duplo feminicídio. O mandante falou para o pedreiro para asfixiar as vítimas e incendiar os corpos, mas o plano não saiu como ele arquitetou”, destacou a delegada Viviane Fontenelle.

Geraldo Abade de Sousa se encontra na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), de onde será levado para São Luis, comarca da culpa.
FONTE:http://oprogresso.net/

3º BPM recupera caminhão e carga dos Correios

Carreta com a carga localizada em uma estrada vicinal - ASCOM/3º BPM
Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Imperatriz, por meio do Grupamento de Operações Especiais (GOE), recuperaram uma carga que havia sido roubada dos Correios, sendo fato ocorrido neste domingo (21). 
O caminhão com a carga foi localizado pelos militares na estrada vicinal que dá acesso a Vila Conceição, em Imperatriz, distante 30 km do centro da cidade, próximo a uma plantação de eucaliptos.
O motorista do caminhão, que não teve o nome informado, por sua segurança, informou aos policiais que foi abordado pelos assaltantes próximo a ferrovia. Os bandidos estavam em três carros, sendo um Renault modelo Kwid, cor branco, um Chevrolet, modelo Onix, também de cor branco, e uma caminhonete Chevrolet, modelo D-20, cor verde, carroceria de madeira.
Os policiais informaram que os bandidos não conseguiram abrir a carroceria, no entanto, rasgaram parte do baú, que é de lona, e subtrairam caixas pequenas com mercadorias variadas, porém a maior parte da carga não foi alcançada pelos criminosos.
A carga e o caminhão foram encaminhados para a Polícia Federal para as investigações, porque se trata de uma quadrilha que vem sistematicamente praticando assaltos a cargas dos Correios nas BRs, que cortam a região tocanina. Nos últimos dias, quatro assaltos a cargas dos Correios foram registrados na região tocantina. Em nenhum dos casos, os  bandidos foram presos e recuperada apenas parte das cargas. Esse assalto de domingo foi o quinto ocorrido nos últimos dias. 

Homem baleado na JK morre no Socorrão


Thiago Cunha da Silva (E) veio a óbito, enquanto que Samuel Mendes está em estado grave - Fotos: Divulgação/Whatsapp
Um dos dois homens que foram baleados na noite de domingo na Avenida JK, bairro Santa Rita, morreu  na manhã dessa segunda-feira (22), no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, para onde tinha sido levado por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Thiago Cunha da Silva, 28 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O outro baleado, identificado por Samuel Mendes, continua internado no Socorrão em estado grave.
A Polícia ainda não tem a indicação de autoria e motivação do crime. Os autores dos disparos foram dois homens que passaram pelo local cada um em uma bicicleta. Depois de disparar contra Thiago e Samuel, fugiram sem deixar rastros.
Thiago Cunha da Silva foi alvejado dentro de casa, enquanto que Samuel Mendes foi alvejado na rua.
Com mais esse óbito, agora já são 10 nesse mês de junho, e 58 de janeiro até agora, incluindo homicídio, feminicídio e latrocínio

Ex-marido contratou pedreiro para matar mãe e filha em São Luís, diz polícia


Graça e Talita foram encontradas mortas dentro de um 
carro da família, no início do mês.
 Foto: Foto: Reprodução/TV Mirante.
As vítimas foram Graça Maria Pereira de Oliveira e a filha dela, Talita de Oliveira Frizeiro, que foram encontradas mortas dentro de um carro da família, no início do mês.
A Polícia Civil do Maranhão conseguiu elucidar o duplo homicídio, que aconteceu no início do mês de junho, em São Luís. As vítimas foram Graça Maria Pereira de Oliveira, de 57 anos, e a filha dela, Talita de Oliveira Frizeiro, de 27 anos.
Mãe e filha foram encontradas mortas dentro de um carro, em casa. Segundo a polícia, o assassino é um pedreiro que trabalhava próximo à casa das vítimas. E o mandante do crime foi o ex-marido de Graça Maria.

“O autor do crime foi o pedreiro que estava trabalhando na obra que dividia o muro entre a casa das vítimas e a casa vizinha. Ele já tinha acesso à casa das vítimas, pois já estava trabalhando ali desde abril, então a vítima (Graça) já franqueava a entrada dos pedreiros, oferecia água. Inclusive, o executor já tinha ganho dela objetos como liquidificador, micro-ondas, então já era uma pessoa conhecida ali. E era comum ela abrir o portão de casa para que os pedreiros passassem com entulhos”, explicou a delegada Viviane Fontenele, titular da Delegacia Especial da Mulher (DEM).

Segundo a delegada, o pedreiro se utilizou da oportunidade que a vítima dava a ele de ter acesso às dependências da casa.

“Era comum eles chegarem na obra e ir pulando o muro. Então ele pulou o muro e chamou: ‘dona Graça, abra o portão pra mim, por favor!’. Quando ela entrou para pegar a chave, ele já foi por trás e amarrou as mãos, pernas e amordaçou ela, foi quando a filha dela, a Talita, apareceu e ele fez a mesma coisa com ela. No local ele estrangulou a Graça, já a Talita ele matou asfixiada dentro carro”, relatou a delegada.
As informações foram divulgadas, nesta segunda-feira (22), durante uma coletiva de imprensa. Segundo a Polícia Civil, as investigações duraram menos de três semanas, e um celular roubado no dia do crime foi fundamental para que a polícia chegasse ao suspeito de ter executado as vítimas.

O homem, que é pedreiro de uma obra perto da casa das vítimas, foi contratado para matar Graça Maria e Talita de Oliveira. Segundo as investigações, o ex-marido de Graça, que até então era o principal suspeito de ser o assassino, foi quem planejou o duplo homicídio.

Segundo a delegada Viviane Fontenele, o ex-marido de Graça foi para Imperatriz, para não deixar provas de que ele foi o autor, mas a polícia acabou descobrindo que ele havia sido o mentor de tudo e conseguiu prendê-lo nesse sábado (20).

Ainda de acordo com a delegada Viviane Fontenele, a motivação do crime seria uma disputa judicial pela divisão de bens do casal. Graça era sócia de uma empresa de locação de contêiner e, segundo a família, já tinha, na Justiça, o direito de metade dos bens. Já Talita era enteada do suspeito de planejar o crime, e seria a herdeira legítima da mãe.

O ex-marido de Graça e o pedreiro apontado como suspeito de ter matado mãe e filha já foram presos. O pedreiro confessou os crimes em depoimento e disse à polícia que recebeu R$ 5 mil pelo serviço. De acordo com as investigações, o mandante teria orientado o pedreiro até sobre a forma de como as vítimas deveriam ser assassinadas.

“O mandante disse que o pedreiro teria duas opções, ou colocaria os corpos no carro e atearia fogo com os corpos dentro para tentar evitar que polícia identificasse vestígios de que teve assassinato ou ele deixaria os corpos na cozinha, acenderia uma vela e ligaria o gás, para que acontecesse um incêndio e destruísse qualquer vestígio”, contou Viviane Fontenele.
A delegada explicou que o homem só não ateou fogo nos corpos dentro do carro, por medo de chamar a atenção e ser pego no local do crime.

Graça e Talita foram encontradas mortas dentro de um carro da família, no início do mês. Parentes começaram a sentir falta de mãe e filha, quando as duas deixaram de responder as conversas de um aplicativo de mensagem.

Nesta segunda, a polícia prendeu um terceiro suspeito de estar envolvido no crime. O homem teria intermediado o contrato com o pedreiro para execução dos homicídios. Segundo a polícia, o homem é o chefe da obra vizinha à casa das vítimas.
Por G1 MA

DUPLA É PRESA E ARMAS SÃO APREENDIDAS EM SENADOR LAROCQUE ATRAVÉS SE OPERAÇÃO DO 14º BPM


O 14º BPM mobilizou policiais no município de Senador Larocque onde desencadeou operação em combate à criminalidade na área. Um determinado local foi monitorando pelos agentes do GSA onde foram apontados como pontos de tráfico de drogas comércio armas de fogo.
Em operação conjunta com o efetivo 14º BPM, foi realizada uma abordagem em um bar no povoado Cumarú, denominado “Bar do Bodó", onde após incursões e revistas foi encontrada uma arma de fogo de calibre .12, com munições, além de várias outras munições  de calibre .38. Em uma localidade próxima, um suspeito identificado como "Zé Roberto", foi localizado e flagrado portando um revólver de calibre .38, de modo que recebeu voz de prisão. Os 2 indivíduos foram conduzidos pela FT 04 junto com o material apreendidos  para procedimentos cabíveis na delegacia de plantão em Imperatriz.
ASSCOM 14ºBPM

Caminhão roubado em São Paulo é recuperado pela PRF na BR 010, em Imperatriz/MA


No dia 21 de junho do ano de 2020, por volta das 18h33min, no km 260 da BR 010, sentido crescente, município de Imperatriz/MA, foi dada ordem de parada ao caminhão boiadeiro VW/24.250 CNC 6x2, cor branca, com placas do Maranhão. Durante a abordagem, percebeu-se que, apesar do veículo em teoria ser de fabricação em 2009, diversas peças na cabine eram de fabricação em 2011, através dos elementos identificadores chegou-se ao veículo original, de igual marca/modelo, mas de fabricação em 2011, veículo este que, em consulta ao site do DETRAN/MA, revelou débitos de licenciamento desde 2011 e restrição de alienação fiduciária. Contudo, ao ser examinado outros elementos os PRFs percebepercebes consulta retornava para um caminhão VW/24.250 CNC 6x2 de placas de São Paulo, o qual apresenta registro de Roubo em Embu/SP no dia 24 de setembro de 2010.
                   
Momentos após a abordagem, o comprador do veículo compareceu ao Posto PRF identificando-se como atual proprietário do veículo e dos bezerros transportados, naquele momento. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para as providências que o caso requer.
FONTE: PRF

14º BPM ESTOURA BOCA DE FUMO E DA CUMPRIMENTO A MANDADO DE PRISÃO.


Na Sexta-feira (19) o GSA do Serviço de Inteligência 14º BPM passou a levantar informações de que davam contas de prática de tráfico de droga na rua Marechal Rondon, Vila Brasil, divisa com Parque das Palmeiras. Na manhã do mesmo dia, os agentes de inteligência deslocaram até o local monitorado, onde depararam-se com 3 indivíduos no flagrante da ação criminosa. Dois deles empreenderam fuga, e foram identificados a princípio como CLEDE e NEGO MULTANTE. O 3º indivíduo foi detido após ter partido para a agressão e tentado alvejar a GU de serviço, municiado com duas facas. O traficante identificado como NUALCIEY PINHEIRO SANTOS, foi alvejado em 

situação de legítima defesa dos agentes e encaminhado para o HMI através de atendimento pelo SAMU. Após consultas e averiguações aos dados do criminoso, foi constatada a existência de um mandado de prisão em desfavor do mesmo, que também foi cumprido pelos agentes de serviço no GSA. A VTR da Vila Lobão prestou apoio na ocorrência. Os objetivo aprendidos (balança de precisão, rolos de papel alumínio, isqueiro, porta cédula e carteira, foram apresentados na delegacia de plantão, juntamente com uma quantidade de 210 gramas de substância análoga à maconha prensada.
 ASSCOM 14º BPM

14º BPM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO NA VILA REDENÇÃO 2



O 14º Batalhão através do seu Serviço de Inteligência em operação conjunta com o Esquadrão Raio, realizou levantamentos na região da Vila Redenção, onde suspeitos estariam promovendo práticas criminosas. Com o apoio da gu Esquadrão Raio, foi efetuada a abordagem, averiguação e levantamento dos indivíduos suspeitos, onde alguns já tinham passagens por crimes como 157 (assalto a mão armada). Um deles, identificado como WESLEY ARIEL ALVES CARMO ao ser consultado junto ao permanente do SI, foi constatado com um mandado de prisão em seu desfavor, pelo crime previsto no art. 157 do Código Penal. Diante dos fatos, o detido foi conduzido pela vtr da área até o plantão central, onde foi apresentado e disponibilizado à justiça.

ASSCOM/14ºBPM

Tiroteio domingo na Avenida JK deixa duas pessoas baleadas


Duas vítimas de disparos de arma de fogo por volta das 22h 30 minutos de domingo na Avenida JK, entre as rua Alagoas é Sergipe, Bairro Nova Imperatriz, as vítimas foram dois rapazas que estavam na porta da Residência.

Os atiradores estavam de bicicletas e chegaram atirando, um foi alvejado na calçada é outro dentro da Residência, duas ambulâncias do Samu socorreram as vítimas para HMI em estado graves.

Na madrugada à vítima baleada dentro da residência não resistiu aos ferimentos e veio à óbito na madrugada de segunda feira, o rapaz baleado em frente à residência continua internado em estado grave.

Do Blog Norticia da foto

Idosa que chegou a ter 92% do pulmão comprometido vence o coronavírus no Maranhão


Após quase dois meses internada, paciente de 61 anos vence 
o coronavírus no Maranhão — Foto: Julyane Galvão
 Celma Rodrigues, de 61 anos, passou 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria.


Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Ela se une aos mais de 40 mil recuperados do coronavírus no Maranhão, resultado do árduo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na ampliação da oferta de leitos, contratação de novos profissionais e tratamento humanizado aos doentes.

Quando Celma Rodrigues deu entrada no Hospital Dr. Genésio Rêgo, a sua saturação alternava entre 60 e 70%, sendo que o pulmão estava com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria. “Quando soube que estava com a Covid-19 eu já estava na UTI, mas mesmo assim foi chocante. Eu sabia que algo muito sério estava acontecendo comigo, ainda mais por ter ido direto para UTI”, comentou a paciente.

“Quando recebi alta da UTI, brotou esperança no meu coração pelo fato de o meu quadro ter se estabilizado. Eu sempre tive muita confiança nos profissionais que estavam cuidando de mim. Eles são profissionais excelentes, toda a equipe está de parabéns por sua dedicação. Agora, em primeiro lugar, eu agradeço a Deus por ter recebido alta do hospital e passarei a valorizar mais ainda a vida. Eu sempre me dediquei para a minha família e agora, mais do que nunca, continuarei a fazer isso”, acrescentou dona Celma.
O diretor clínico do hospital, Demian Borges, que integrou a equipe de profissionais que cuidou da dona Celma disse que ela é um milagre. “Através de estudos do que estava acontecendo em outros países, foi verificado que os pacientes que eram submetidos à ventilação mecânica tinham geralmente uma evolução extremamente desfavorável na maioria dos casos. A dona Celma tinha mais que 92% do pulmão comprometido, de acordo com a tomografia inicial. Mas, com a colaboração dela, conseguimos vencer o principal período inflamatório”, destacou.

Paciente Celma Rodrigues vence coronavírus no Maranhão
 — Foto: Julyane Galvão
Outra forma de tratamento dispensado pela equipe médica à paciente foi a humanização dos procedimentos realizados. Durante os 31 dias de internação na UTI, dona Celma recebia visitas de enfermeiros e médicos que não apenas faziam o acompanhamento farmacológico, mas também com música, brincadeiras, diálogo e contação de histórias.

Foi em uma dessas oportunidades que o supervisor da equipe de enfermagem da UTI, Ulysses Moura, notou que apesar de todo o esforço, a paciente estava triste e por isso resolveu fazer uma surpresa. “Inicialmente dissemos para ela que a levaríamos para ver o pôr do sol, mas ao chegar na porta do hospital o semblante dela mudou ao ver seus familiares todos ali juntos".

“No dia seguinte a saturação estava bem melhor, o que garantiu a sua saída da UTI para um leito de enfermaria onde ficou mais 21 dias até receber alta hospitalar”, disse Ulysses. Ele ainda completou dizendo que todos se emocionaram quando dona Celma lembrou de uma promessa feita no dia da sua chegada. “Quando ela chegou, dissemos que só iríamos soltar a mão dela recebesse alta e foi isso que fizemos. Hoje na sua alta médica ela lembrou disso e todos nos emocionamos bastante”, completou.

Para Douglas Moreno, irmão da dona Celma, o atendimento foi o diferencial. “Desde o início todos foram bastante atenciosos com a minha irmã. O Governo do Estado tem investido muito forte na saúde e a minha irmã é a prova disso, pois os profissionais foram fundamentais para a melhora dela. Hoje é um dia de grande felicidade por essa nova vida que ela ganhou”, falou.
Por G1 MA

Câmara Municipal de Imperatriz (Vivemos um momento singular na história da humanidade)



O Poder Legislativo trabalha forte todos os dias seguindo os protocolos de segurança e saúde, com medidas preventivas e dando o melhor para o imperatrizense.

Sessões ordinárias, projetos de lei, tribunas, votações e fiscalização rigorosa de obras, recursos e suas destinações, para que todos os serviços essenciais cheguem, de fato, até você Cidadão.

Câmara Municipal de Imperatriz
Trabalhando a serviço do povo

Sessões Projetos de Lei
Poder Legislativo
Segurança e Saúde

Corpo de jovem desaparecida é encontrado enterrado no loteamento Verona em Imperatriz


Um achado cadavérico foi registrado nesta sexta-feira, 19 de junho, no início da tarde, por populares, que acionaram a Polícia Militar. O corpo tem marcas de espancamento e está com o cabelo cortado.

O corpo, que segundo informações é de uma mulher, estava enterrado de ponta-cabeça somente até a barriga, é de Rafaela, uma jovem que estava sumida desde domingo passado. Ela pode ter sido enterrada ainda viva, mas isso somente a perícia que vai dizer.
Na semana passada rolou um vídeo nas redes sociais em Imperatriz, em que foi visto Rafaela cortando o cabelo de outra jovem, depois de travarem luta corporal. Segundo informações, a jovem que Rafaela cortou cabelo seria atual namorada do seu ex-namorado, que está preso.
A briga com o corte de cabelo feito por Rafaela, foi em represália porque a outra está namorando o ex-companheiro dela.
Policiais do 14º BPM atenderam a ocorrência e protegeram a cena do crime, até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM), que após a perícia, determinaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), para os procedimentos legais.
Ainda ontem o corpo de Rafaela foi liberado para familiares.

Policia Civil cumpre mandado de prisão contra homem acusado de estupro de vulnerável


A Policia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da 9ª Delegacia Regional de Açailândia, deu cumprimento a um MANDADO DE PRISÃO DEFINITIVA através do Processo de número 0003477-24.2014.8.10.0022, expedido pela 2ª Vara Criminal de Açailândia em desfavor do acusado das iniciais, D.S.V pela prática do crime de ESTUPRO DE VULNERÁVEL.

O autor dos fatos foi condenado a pena de reclusão de 08 (oito) anos. Após a prisão, foram realizadas as comunicações de praxe e o preso foi encaminhado para a UNIDADE DE RESSOCIALIZAÇÃO de Açailândia.
 Do Blog f5 acailandia

Operação da PF cumpre mandados contra lavagem de dinheiro em Imperatriz


Dinheiro, cartões, celulares, notbook e outros objetos 
apreendidos pela PF - Divulgação/PF
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (17) mandados em Imperatriz e na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, contra os crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Denominada Operação Hipócrates, a ação contou com 30 agentes para cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, ao mesmo tempo, foram realizados a apropriação judicial de bens móveis e imóveis, o bloqueio de contas e a suspensão da atividade econômica das empresas constituídas pelos investigados.

O esquema

Durante as investigações, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, identificou um grupo de pessoas que realizava diversos saques em agências bancárias da cidade fronteiriça de Corumbá/MS e que, em seguida, dirigiam-se com as quantias em espécie até a Bolívia. No país vizinho, os investigados depositavam os valores em casas de câmbio das cidades vizinhas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Segundo a polícia, o esquema criminoso movimentou, em quatro anos, mais de R$ 90 milhões.
A operação descobriu, ainda, que os investigados constituíram diversas empresas de fachada, com a finalidade de movimentar recursos provenientes de crimes diversos, como tráfico de drogas e peculato. PF cumpre mandados em operação contra lavagem de dinheiro em Imperatriz
Esquema movimentou, em quatro anos, mais de R$ 90 milhões
A Polícia Federal não anunciou os nomes das pessoas presas em Imperatriz e Corumbá.

Pedido de afastamento do Prefeito Assis Ramos é protocolado na Câmara Municipal de Imperatriz



Foi feito pelos advogados Fábio Santana e Gabriela Bonfim
 o pedido de afastamento do atual prefeito de Imperatriz Assis Ramos
 Na sessão ordinária desta quarta-feira (17/06), foi apresentado, lido e protocolado o pedido de afastamento do atual prefeito de Imperatriz Assis Ramos, pelos advogados Fábio Santana Santos e Gabriela Barbosa Bonfim, respectivamente presidentes das Comissões de saúde e de direitos difusos da OAB, diante de recorrentes denúncias de irregularidades, não aplicação de recursos, retardos de prestações de contas e por gastos acima do orçamento, sem aprovação, além da exposição de provas anexas ao pedido.

A solicitação de instauração de comissão processante se faz necessário diante de fatos de improbidade administrativa com pedido liminar de afastamento do prefeito Assis Ramos e de Mariana Jales, secretária Municipal de Saúde, é baseado em petições, reclamações e representações constantes, algumas com mais de um ano e que se seguem:

Descumprimento do orçamento aprovado no exercício, de forma expressa indo contra disposição de leis; procedimentos incompatíveis com o decoro dos cargos; infrações politicas praticadas em vários artigos da lei orgânica do município relacionados a secretaria de saúde; reiterados retardos intencionais e deliberados de forma dolosa; obstrução das ações da casa de leis em fiscalizar de forma plena e outras irregularidades que envolvem empresas prestadoras de serviços e fornecedoras; Não prestação de contas e não apresentação de relatórios ao final de cada quadrimestre (o terceiro quadrimestre de 2019 nunca foi apresentado o que fere a lei de responsabilidade fiscal, não sendo mais possível o cumprimento da mesma, o que de forma recorrente tem se repetido); o decreto de calamidade pública do covid-19 também está fora das conformidades e choca com as datas de início de gastos, sem aprovação do parlamento, o que afronta diretamente artigos da lei orgânica e os princípios de legalidade, moralidade e transparência no trato com o dinheiro público; utilização de 43 milhões de reais do tesouro da união, sem destinação ou comprovação de gastos; estratégias do requerido para conseguir mais recursos públicos sem mostrar suas finalidades, 
destinações ou essencialidades; não respeito ao orçamento apresentado pela própria prefeitura; 

conduta criminosa de agressão física a um jornalista, demonstrando total despreparo psicológico e emocional, agindo de forma indecorosa, incompatível com o cargo que são penalizadas com cassação de mandato; ações com condutas que impedem os vereadores de terem acessos a documentações, mesmo sendo requeridos de forma regular, tolhendo os princípios de administração pública e todos os prazos não sendo obedecidos, o que vem ocorrendo durante todo o mandato, mostrando um total descaso, desrespeito com a legislação e com os órgãos administrativos, fiscalizatórios e com eleitores e de forma inadmissível.

De acordo com o requerimento, como única medida de prevenção de novas infrações e crimes, não há outra conclusão senão o afastamento dos requeridos por 180 dias, para que não haja interferência dos mesmos no período, com urgente instauração de comissão de investigação.

As denúncias foram lidas apresentadas e cópias entregues a todos os vereadores, para que possam ser lidas e analisadas por todos, inclusive com documentações anexas.

Os parlamentares entendem que a peça não é simples, assim como a ruptura. Para chegar a esse ponto foi necessário a cidade chegar a uma situação extrema e que agora terão que usar de muita parcimônia e sabedoria para tomar a melhor decisão para a cidade. A mesa diretora fará a consulta ao plenário ao final do processo.

A denúncia crime para abrir o processo de afastamento foi aceita e de acordo com o presidente José Carlos Soares é uma ótima oportunidade para o prefeito dar resposta a sociedade. “As acusações não querem dizer que existe culpa, mas que é necessário o esclarecimento para a população. É isso que nós buscamos. Mostrar se está correta ou não a forma que estão sendo conduzidos os recursos no município”.

Os advogados em resposta a uma nota da OAB, divulgada logo após a apresentação do requerimento informaram que recebem denúncias através da instituição e que tudo é encaminhado, mas como a entidade não tem a capacidade postulatória para promover a representação, ela deve ser legitimada. O que foi feito por eles como cidadãos, eleitores e advogados que cumprem seus papéis de presidentes das comissões de saúde e direitos difusos.

PRF recupera veículo clonado na BR 010


 os ocupantes empreenderam fuga no matagal_

No dia 16 de junho de 2020, por volta das 17h00, no município de Imperatriz/MA, BR 010, Km 265, foi dada ordem de parada ao veículo Ford/Ecosport, cor branca, a qual foi desobedecida. Ato contínuo, o veículo adentrou uma estrada vicinal de terra batida, sendo realizado acompanhamento tático até um ponto sem saída localizado no povoado Maozinha, momento em que os ocupantes,  abandonaram o veículo e adentraram no mato. Foram realizadas buscas porém ninguém foi encontrado. Após vistoria aos elementos identificadores, verificou-se  indícios de adulteração, levantou-se que o veiculo original trata-se do Ford/Ecosport, cor branca, com ocorrência de roubo/fruto.
 
Ocorrência e veículo encaminhados para a Polícia Civil de Imperatriz/MA para os procedimentos cabíveis.


FONTE: PRF

3° BPM desmonta ponto de venda de droga na Vila Leandra


Maconha, cocaína, celulares, munições, dinheiro 
e demais objetos apreendidos na boca de fumo 
 Ascom/3° BPM
Cinco suspeitos de tráfico de droga foram presos e apreendidas maconha e cocaína

Policiais do 3° BPM, em uma ação conjunta entre o Esquadrão Águia e Serviço de Inteligência, ocorrida nesta terça-feira (16), por volta de 12h30, desmontaram um ponto de venda de droga localizado na Rua Projetada S/N, Vila Leandra, na beira do rio Tocantins. Os policiais chegaram até ao ponto de droga durante rondas, depois de receber denúncia de uma grande movimentação no local e que um grupo estava comercializando droga na área.

De posse da denúncia, os policiais se deslocaram para o local indicado e constataram a veracidade do fato. Com a chegada dos policiais, os suspeitos tentaram fugir, tentativa logo frustrada pela ação policial que previu que isso poderia acontecer.
Cinco pessoas foram presas no ponto de venda de droga. Francisco das Chagas Moura, 35 anos; Amaury dos Santos Moraes, 38 anos; Ronaldo Pereira Ferreira, 47 anos; Benedito Júnior dos Santos, 23 anos; Carlos da Costa Sousa, 21 anos.
Na boca de fumo os policiais militares apreenderam três porções de maconha; dois sacos com cocaína; 2 celulares, produtos de roubo e trocados por usuários por droga; 29 munições calibre 380; 5 munições . 40; 1 cartucho calibre 12; itens diversos; vários documentos de terceiro, que podem ser de usuários que deram em garantia na compra de droga e dinheiro.
Os suspeitos e tudo o que foi apreendido no ponto de venda de droga foram apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foram feitos os procedimentos que o caso requer.

CPI dos 43 milhões: Câmara instaura Comissão Parlamentar na saúde de Imperatriz


Hoje foi instaurada a CPI dos 43 milhões na 
Câmara Municipal de Imperatriz, com 
assinatura de 13 vereadores
 Fatos apontam para irregularidades e ilegalidades cometidos com recursos recebidos do Ministério da Saúde

 A Câmara Municipal de Imperatriz, na sessão desta terça (16), aprovou por treze votos a favor e sete contra, a chamada CPI dos 43 milhões, para apurar possível desvio de recursos federais destinados a saúde municipal. Estes foram repassados pelo Ministério da Saúde n ano passado ainda na gestão de Luiz Henrique Madetta, do mesmo partido do atual prefeito.

Através de requerimento apresentando na semana passada pela vereadora Irmã Telma (Avante), foi aprovada a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar os valores repassados a prefeitura de Imperatriz para o Fundo Municipal de Saúde em 2019, sendo realizados três empenhos, um de R$ 9.859.000,00, outro de R$ 15.000.000,00 e mais um de R$ 18.000.000,00, pelo Governo Federal, somando a quantia de R$ 42.859.000,00 (quarenta e dois milhões e oitocentos e cinquenta e nove mil reais). Esses valores foram objetos de denúncia pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Soares e também pelo Deputado Federal Hildon Rocha, na Câmara dos Deputados em Brasilia-DF.

Aprovada a Criação da CPI na quarta-feira passada, buscou-se as assinaturas necessárias (um terço dos vereadores) e ontem foram apresentadas treze subscrições, número bem acima do obrigatório. Formadas as bancadas, foram indicados os integrantes e instaurada a CPI, que ficou com sete membros titulares e dois suplentes. Ainda na manhã de ontem foi realizada a primeira reunião para escolha do Presidente e relator. Hoje acontece a segunda reunião com deliberações. “Vamos fazer uma CPI para que o prefeito possa provar que está agindo de forma lícita e apresente as notas pedidas. Os membros da CPI foram indicados e esta foi formada”, disse.

O presidente José Carlos explicou também que fatos aconteceram e foram apresentados a nível local e nacional. E que a malversação dos 43 milhões de reais, pode ou não ser criminoso. Isso será atestado com as apresentações de notas de compras e prestações de serviços. “Se algum dos vereadores quiser questionar a CPI juridicamente que o faça. Mas o procedimento do parlamento é esse. A comissão irá atuar com fatos, provas e aquilo que a prefeitura não estiver de acordo que seja questionado na justiça e na forma regimental. O que não podemos é ficar parados vendo milhões sendo repassados para o município enquanto pessoas estão morrendo por falta de remédios básicos, sem atendimento nos postos de saúde e nos hospitais municipais”.

Dos 7 partidos que indicaram membros, estes foram os apresentados e a CPI está instaurada com os seguintes integrantes:

Aurélio Gomes – Presidente (PT);
Ditola – Relator (PATRIOTA);
Sgto Adelino (SOLIDARIEDADE);
Bebé Taxista (AVANTE);
Carlos Hermes (PCdoB);
Fábio Hernandez (PP);
Ricardo Seidel (PSD) como membros.
Adhemar Freitas Jr (SOLIDARIEDADE) e Maura Barroso (PROS) como suplentes.

Os sete vereadores da bancada de apoiadores da atual gestão disseram não ter interesse de participar da comissão e o presidente determinou que aqueles que dispensaram a participação, devem apresentar a documentação de desistência assinada, o que ficou constado em ata.

Outra CPI da saúde foi derrubada na justiça no ano passado, mas de acordo com a vereadora Irmã Telma que fez o requerimento de criação, essa está pautada e a comissão parlamentar é uma realidade.

Publicitário sobrinho-neto do ex-presidente da República, José Sarney é assassinado a tiros após discussão de trânsito em São Luís


Crime aconteceu no início da tarde desta terça-feira (16) na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.

O publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos, foi assassinado com um tiro no pescoço no início da tarde desta terça-feira (16) após uma discussão de trânsito na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Diogo era sobrinho-neto do ex-presidente da República, José Sarney, e era pai de uma menina.

A polícia observou imagens de câmeras de segurança e já sabe qual carro foi utilizado pelo criminoso, mas ainda não há confirmação se o veículo era de propriedade do autor do crime.

O caso será investigado pela Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP). Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer a remoção do corpo.
Por G1 MA

Prédio da Câmara Municipal de Imperatriz passa por desinfecção


Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa passou por
 desinfecção completa na semana passada
 Para garantir maior segurança e contribuir no combate e prevenção ao covid-19, foi feita na semana passada, com recursos próprios, a desinfecção de todo o espaço físico da Câmara Municipal. A medida foi tomada após os relatos de muitas pessoas nos mais diversos locais públicos terem testado positivo para o novo coronavírus, e como a Casa Legislativa tem muita circulação - mesmo estando proibido o livre acesso - a presidência achou que a melhor medida seria a limpeza asséptica do prédio.

Os serviços de desinfecção foram feitos na parte da tarde e noite. Englobaram toda as áreas comuns internas, externas e os gabinetes.

Desde a segunda metade do mês de abril, as sessões têm sido feitas de forma virtual mista, com alguns parlamentares participando de forma virtual e a maioria no plenário, presencialmente. Cada parlamentar decide a forma como vai atuar. Os que estão em sessão de forma presencial seguem todas as medidas para evitar o contato direto, mantendo distância, usando máscara, o microfone usado apenas de forma pessoal e com a limpeza constante das mãos com álcool em gel.
 
Não há previsão para abertura e normalização da entrada da população para acompanhar reuniões, deliberações e realização de tribunas. Desde o início da pandemia, medidas preventivas e restritivas foram tomadas, e a aglomeração de pessoas ou visitação institucional foram suspensas.

Carlos Hermes e Flamarion Amaral reassumem mandatos na Câmara de Imperatriz

 Parlamentares retornam após período à frente das secretarias municipais de Regularização Fundiária e Saúde Durante a 29ª Sessão Ordinária d...