Confira como fica a composição partidária maranhense a partir de janeiro de 2019
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) saiu das urnas como o maior partido do Legislativo Maranhense. Além da eleição de Weverton Rocha para o Senado, o partido elegeu 1 deputado federal e mais 7 deputados estaduais. O PCdoB, que se consolidou de vez como segunda força parlamentar do estado, elegeu 2 deputados federais e 6 deputados estaduais.
Juntos os parlamentares do PDT que disputaram vagas na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado Federal alcançaram 2.387.355 votos. Com destaque para Gil Cutrim, que teve 72.038 votos na eleição para deputado federal e Cleide Coutinho com 65.438 votos para o legislativo estadual.
PSDB e PT, partidos considerados gigantes no cenário nacional, tiveram desempenho pífio. Enquanto petistas conseguiram eleger um deputado estadual e outro federal, os tucanos tiveram apenas o êxito de Wellington do Curso para a Assembleia Estadual como vitória a ser comemorada.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) teve desempenho dentro do esperado e elegeu 4 parlamentares. Dois deputados estaduais e dois deputados federais. Entre eles João Marcelo, filho do senador João Alberto, que conquistou importante vitória para a Câmara Federal.
OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO
O governo Flávio Dino irá contar com ampla maioria na Assembleia Legislativa. Foram 36, de 42, deputados eleitos em partidos que, pelo menos teoricamente, irão compor com o governo. Já a oposição, formada por PV, PMDB e PSDB conseguiu eleger 6 parlamentares. Com destaque para Adriano Sarney (PV), que obteve 50.679 votos e deve ser alçado a líder da oposição ao governo na Assembleia.
Já o ex-secretário Márcio Jerry, homem forte da gestão Flávio Dino, deve ocupar posição central das articulações do governo e do PCdoB em Brasília.
JOSÉ LINHARES JR

Nenhum comentário:
Postar um comentário