Foi instalada no início da sessão desta quarta (13), Tribuna Popular com os representantes dos Conselhos dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, que abordou o dia desses profissionais, com homenagens relacionadas ao trabalho no combate a pandemia de covid-19.
Flávia Cristina Borba, que representou a classe, expôs que esses trabalhadores saíram de suas casas no período mais crítico da luta contra o coronavírus, colocando suas vidas em risco e mostrando a importância desses profissionais dentro dos hospitais, desde a emergência até as UTIs, após a alta, nos atendimentos ambulatoriais e domiciliares, tentando minimizar os efeitos do tempo de internação.
Cabe ao fisioterapeuta receber os pacientes, dar os direcionamentos nos primeiros socorros nos leitos, agindo contra a imobilidade no período em que estão acamados.
São pessoas que se doam juntamente com as equipes multiprofissionais. Com as fisioterapias aceleramos os processos de altas e diminuir os custos hospitalares. Gostaríamos de dar toda nossa gratidão a todos que se encontram aqui hoje.
Na sequência o fisioterapeuta Carlos Eduardo agradeceu pelo espaço, parabenizou a todos pelo seu dia e lembrou que todos colocaram sua saúde e suas vidas em risco, mas que o trabalho é feito com amor, através de imobilizações precoces, cuidados especiais e ventilação mecânica.
Os vereadores Adhemar Freitas Jr (SDD), Carlos Hermes e Flamarion Amaral (ambos do PCdoB), destacaram que esta é uma profissão relativamente nova, mas que teve uma enorme importância na recuperação das vítimas de covid. Reforçaram que os fisioterapeutas precisam ter mais espaço nos centros de saúde e hospitais e que são merecedores de toda honraria, pois esta foi uma das especialidades mais exigidas durante os momentos mais difíceis, travando uma batalha que aconteceu em todo o mundo, colocando inclusive suas famílias em risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário