sexta-feira, 15 de maio de 2020

SES confirma que 1439 pessoas estão curadas, 305 mortos e 5389 infectados da Covid-19 no Maranhão


Paciente se recupera da Covid-19 e recebe alta
 no Maranhão — Foto: Divulgação/SES
 Informações da Secretaria de Estado da Saúde dão conta de que 130 municípios tem casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.
O Maranhão tem 1439 pessoas que conseguiram se recuperar da infecção causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite desta quarta-feira (6). O boletim da secretaria diz ainda que o Maranhão chegou aos 305 mortos e 5389 infectados.

Quanto aos profissionais de saúde, foram 606 infectados e 531 estão curados, mas 11 morreram.

O relatório apresentado mostra que das 3645 pessoas em tratamento, 2859 estão em isolamento domiciliar, 532 estão em enfermarias de hospitais públicos e privados, e 254 estão com necessidades maiores e, por isso, estão em leitos de UTI.

São 130 municípios afetados diretamente com casos confirmados. O estado tem ainda 8077 pessoas suspeitas de estarem com o novo coronavírus, 6064 foram descartadas, e a SES diz que 11584 testes laboratoriais para diagnóstico da doença já foram realizados no Maranhão.

A Grande São Luís, composta pela capital e mais São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, teve seu segundo dia de lockdown (bloqueio total) nesta quarta-feira (6). Para tentar diminuir o contágio, o governo decretou o lockdown por dez dias na Ilha por determinação da justiça.
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. 
Por G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carlos Hermes e Flamarion Amaral reassumem mandatos na Câmara de Imperatriz

 Parlamentares retornam após período à frente das secretarias municipais de Regularização Fundiária e Saúde Durante a 29ª Sessão Ordinária d...