sábado, 29 de junho de 2019

Presa a quadrilha que aplacava golpes no site da OXL no Maranhão






A polícia prendeu nesta sexta-feira (28), três integrantes de uma quadrilha especializada em aplicar golpes pela internet; as prisões aconteceram com o apoio do Departamento de Combate ao Crime organizado de Cuiabá -MT, e o Centro de inteligência de Ribeirão Presto -SP; Foram presos: Elzyo Jardel Xavier Pires e Gabriella Vanuzzi Pouso Gomes, residentes em Cuiabá/MT; e Dani Israel da Silva, residente em Ribeirão Preto/SP. Os suspeitos estão sendo investigados por receber valores  provenientes  da venda fraudulenta de veículo automotor na capital São Luís, o golpe era praticado a partir de anúncios falsos no site OLX.

As investigações prosseguem a partir dessas prisões para identificar outros  possíveis  integrantes desses esquema criminoso,. Cumpridos os mandados, os presos permanecem nas respectivas jurisdições à disposição da Justiça do Estado do Maranhão.

Filhos de funcionário do Banco do Brasil de Lago da Pedra são sequestrados


Segundo a polícia, o funcionário foi obrigado pelos criminosos a facilitar o roubo na agência em troca da liberdade dos filhos. Crianças foram soltas na tarde desta sexta (28).

Os filhos do tesoureiro da agência do Banco do Brasil do município de Lago da Pedra, localizado a 312 km de São Luís, foram vítimas de um sequestro relâmpago na madrugada desta sexta-feira (28). Segundo a polícia, o funcionário foi obrigado pelos criminosos a facilitar o roubo na agência em troca da liberdade dos filhos.

De acordo com a Polícia Militar, os meninos com seis e 14 anos foram localizados no início da tarde desta sexta (28) próximo a MA-245 no povoado Santo Agostinho, na zona rural do município. Os policiais informaram que as crianças não estavam feridas e logo em seguida, seguiram de volta para casa.

O valor pedido pelos criminosos e o nome das vítimas não foram revelados. A polícia ainda não tem pista dos criminosos e segue realizando buscas na região.
Por G1 MA 

Defesa Civil alerta banhistas que vão às praias do Cacau e do Meio



Desde o início do mês de maio alguns imperatrizenses já começaram a frequentar às praias do Cacau e do Meio

Desde o mês de maio já é possível perceber banhistas nas praias do Cacau e do Meio. O Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, mais uma vez alertou quanto à segurança e as áreas próprias para banho. 

“A Defesa Civil recomenda que as pessoas que estão indo para área de banho tomem cuidado com os porões, porque eles mudam de lugar de um ano para o outro. Quem for banhar, que não consuma bebida alcoólica, se levar crianças sempre por perto caso queiram ir para a água. São cuidados que todos sabem que precisam ter porque é o período que ainda não tem os guardas-vidas e demarcação das áreas próprias para banho", esclarece. 

O período de veraneio inicia oficialmente no dia 6 de julho. A Defesa Civil e toda a equipe organizadora estão em fase de sinalização do local e treinamento com os agentes de segurança. 

Serão 60 dias de programação cultural e reforço na segurança dos banhistas com a intenção de oferecer aos imperatrizenses e visitantes dias de diversão com segurança e infraestrutura ampliada.  

Além de toda a segurança com os banhistas, terá reforço na proteção das embarcações, seus condutores e passageiros. Em coletiva de imprensa realizada no dia 18 de junho, o Capitão da Agência Fluvial de Imperatriz, Tenente Roberto Carlos dos Santos, que representa o órgão da Marinha do Brasil, comandante da Agência há quase dois anos, lembrou dos serviços que serão oferecidos a população.  

“A nossa área de jurisdição abrange 62 municípios, 31 municípios do Tocantins, 26 no estado do Maranhão, cinco no Pará. Agência Fluvial de Imperatriz abrange cerca de 194 mil quilômetros quadrados, 20 graduados, 13 embarcações, 2 Jet Ski para poder atender toda essa área de jurisdição. Nesse período de veraneio aumenta o fluxo de embarcações, sobretudo as lanchas e os Jet Ski, transporte de passageiros e cargas”, explicou.
www.correioma.com.br

Câmara Municipal encerra os trabalhos do primeiro semestre de 2019


Sessão solene ecumênica encerrou os trabalhos do período
 na Câmara Municipal de Imperatriz
 Os trabalhos internos, a CPI da saúde e o atendimento à população continuam. Só param as sessões legislativas

            A Câmara Municipal de Imperatriz encerrou com sessão solene ecumênica, os trabalhos do primeiro período de 2019. Realizada na manhã de ontem (27), contou com a participação de todos os vereadores, com ausência somente de Fátima Avelino (MDB) que realiza tratamento de saúde.

            Foi realizado momento devocional e entregue Moção de Aplauso de autoria do vereador Carlos Hermes (PCdoB) à Diocese de Imperatriz na pessoa de Dom Vilson Basso, pela realização da 10ª Edição do Corpus Christi e a Rede Vida de Televisão pela transmissão ao vivo da solenidade para todo o Brasil. O jornalista Josafá Ramalho representou a diocese e também foi homenageado junto com outros voluntários que ajudaram na organização do grandioso evento católico.

            O padre Francisco Rodrigues, pároco da igreja matriz de Santa Tereza D’Àvila leu um Salmo e falou sobre a necessidade de termos pessoas comprometidas com os propósitos públicos para ajudar à sociedade, papel dos vereadores e que a missão é combater o mal em todas as suas formas. Logo após o Pastor Tenente Capelão Ernamilson representando o pastor Raul Cavalcante fez leitura de texto da Bíblia e relatou a dificuldade dos momentos atuais, da intolerância, arrogância, da falta de tempo e de Deus, onde todos se acham maiores que o criador.

            Na sequência a Tribuna foi aberta para fala dos vereadores, onde alguns fizeram suas considerações finais sobre os trabalhos do período e o Presidente do Poder Legislativo Municipal José Carlos Soares (Patriota), encerrou a sessão falando de tudo que foi feito pela Câmara no período.

            “Por aqui passaram milhares de cidadãos, com movimentos diários acima de 500 pessoas e dias com mais de 1500 como nos debates do Uber, táxi lotação, reajuste de professores, agentes de saúde e outros. Uma prova que temos interagindo bem com a sociedade. A casa dos humildes tem sido frequentada pelo povo , os verdadeiros donos da Câmara Municipal”.

            O recesso parlamentar vai de 28 de junho a 31 de julho de 2019, mas as atividades não irão parar. A Câmara continua aberta com serviços internos, vereadores continuam à disposição nos gabinetes, nos bairros e se houver necessidade poderão ser convocadas sessões extraordinárias (sem remuneração) para alguma urgência e os trabalhos da CPI da Saúde seguem nos dias programados.

Relatório dos trabalhos realizados no 5º período da 18ª legislatura do ano de 2019

Foram 45 sessões ordinárias

14 tribunas populares

10 audiências públicas

232 indicações

19 projetos de lei, sendo 11 do legislativo e 08 do executivo.

13 projetos de decreto legislativo e 30 moções

Em Imperatriz, Governo do Estado e Suzano debatem parcerias


Secretário Jowberth Alves conversou com técnicos da Suzano 
Papel e Celulose, em Imperatriz (Foto: Divulgação)
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves foi recebido, na tarde desta quinta-feira (27), pelo diretor de Relações e Gestão da Suzano Papel e Celulose, André Vieira de Brito, para um almoço na empresa, que é uma das maiores instaladas no Maranhão. Em pauta, parcerias no desenvolvimento de políticas públicas, geração de emprego e renda na região, bem como a execução do programa Jovem Aprendiz pela empresa.

A visita foi uma grande oportunidade para a busca de parcerias para construção de alguns programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Trabalho da Economia Solidária (Setres), como o de instalação de bibliotecas em zonas rurais do Maranhão, que deverá ser posto em prática em breve.

Na oportunidade, os representantes da empresa ainda apresentaram ao secretário a sala onde ocorre o Programa Formare Aprendiz, que já é desenvolvido em Imperatriz desde 2005 e já formou 34 turmas, contribuindo para o desenvolvimento de 630 jovens. Desses, 72% já estão inseridos no mercado de trabalho. Só na Unidade Imperatriz, 60% dos jovens foram absorvidos pela Suzano como colaboradores, prestadores de serviço e estagiários.

“A Suzano é uma importante colaboradora na geração de emprego e renda no nosso estado, além de desenvolver formação e oportunidades aos nossos jovens, que é uma das prioridades do governador Flávio Dino para a juventude. Com essa visita, estreitamos relações para que a empresa nos ajude no desenvolvimento de outros projetos dentro da Setres, visando o bem-estar de nossa gente”, declarou o secretário Jowberth Alves.

Além disso, a reunião serviu para apresentação, por parte do Secretário do Trabalho, dos serviços oferecidos pelo Sine de Imperatriz que, a partir de agora, poderão ser utilizados pela empresa, com maior frequência, para contratação de trabalhadores e trabalhadoras na região.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose.

Possui cinco unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene.

A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.

Servidores do SAMU de Imperatriz, recepcionam o coordenador Alexsandro Freitas


Os servidores do SAMU Imperatriz hoje se manifestaram publicamente em repudio as atitudes desrespeitosas que um servidor do município vem reiteradamente atacando o coordenador do SAMU e em solidariedade o receberam com uma homenagem e palavras de confiança e respeito.
Na oportunidade foi elencado diversos avanços, melhorias do serviço e conforto para os servidores. Citaram como exemplo o local de descarte de resíduos, farmácia, novo prédio administrativo, novas ambulâncias, renovação de frota das bases descentralizadas (14 cidades), implantação da central de esterilização de materiais, criação do Núcleo de Educação Permanente, reforma e climatização da copa/cozinha, pois se trata de um serviço 24h, uniformes, equipamento desfibriladores externos automático nas ambulâncias, entre outros.
Em nota o coordenador nos encaminhou:

NOTA

“Tenho a certeza que contribuo e contribui com o SAMU de Imperatriz, sou médico do SAMU há anos e as críticas administrativas são normais quando realizadas com respeito. As ouço no sentido de melhorar, afinal cada um que aqui passou e passa, dá sua contribuição, para que o SAMU avance sempre e tenho convicção que avançamos e muito nesses 2 anos e meio. Quanto as calúnias, o desrespeito e perseguição de poucos lembro que o bem vem de Deus e que a prática do mal nos afasta dele. Caminho e continuarei caminhando com retidão e com respeito.
As questões administrativas responderei, todas as vezes que me forem questionadas por qualquer meio respeitoso, as questões familiares e quanto a honra já estou tomando as medidas judiciais adequadas.
Agradeço o apoio e a solidariedade de todos os familiares, amigos, colegas e conhecidos que nos respeitam.
Meu muito obrigado!

Dr.Alexsandro W. Freitas
Coordenador Geral SAMU 192 Regional de Imperatriz-MA

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mulher é presa ao fingir ser sargento do Exército e cobrar até R$ 30 mil de vítimas: 'Batiam continência para ela'

Mulher fingia ser sargento do Exército para aplicar golpes em MS — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Mulher fingia ser sargento do Exército para aplicar golpes em MS — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Mulher fingia ser sargento do Exército para aplicar golpes em MS — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Uma mulher de 40 anos foi presa após fingir ser sargento do Exército para aplicar golpes em Campo Grande. Segundo a polícia, ela cobrava de R$ 4 mil até R$ 30 mil para "facilitar" o suposto ingresso nas carreiras de sargento e oficiais temporários. Após três meses de investigação, os policiais chegaram inclusive a apurar que ela esteve em eventos políticos, nos quais chegou a ser recebida por um candidato a governador e até "batiam continência para ela".
Ao G1 o Exército ressaltou que ela não faz parte do quadro de funcionários. A reportagem tentou entrar em contato com a defesa dela, mas, não conseguiu até o momento.
"Ela tinha contato pessoal com as vítimas e ia pessoalmente receber o dinheiro, alegando que já tinha pago as pessoas envolvidas. Nós encontramos vítimas que pagaram R$ 4 mil, R$ 7 mil, R$ 15 mil, R$ 18 mil e até R$ 30 mil para ela. Agora, a investigação continua porque nem todas elas compareceram na delegacia", afirmou ao G1 o investigador do Grupo de Operações e Investigações (GOI), que há 3 meses apura a conduta da suspeita.
Com o dinheiro arrecadado, a polícia aponta que Alzira de Jesus Araújo fez uma festa para a filha e também viajou para a praia, onde inclusive passeou de lancha. "Temos fotos das redes sociais nela, que constam no inquérito de estelionato, crime no qual ela é reincidente. A mulher ainda tem um antecedente por furto", explicou o policial.
Sobre a farda, a suspeita alegou que teria pego da filha, que seria "convocada em breve". No entanto, a menina de 22 anos nega os crimes e disse que as roupas pertenceriam à suspeita. A prisão em flagrante ocorreu nessa quarta-feira (26) e a audiência de custódia dela deve ocorrer nesta tarde (27).
Polícia apreendeu fardas com a suspeita que fingia ser sargento do Exército — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoPolícia apreendeu fardas com a suspeita que fingia ser sargento do Exército — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Polícia apreendeu fardas com a suspeita que fingia ser sargento do Exército — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Investigação aponta ao menos 15 vítimas, 4 delas já estiveram na delegacia

Até o momento, a investigação aponta ao menos 15 vítimas, sendo que 4 delas já registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Piratininga. Para as vítimas, ela dizia que havia três vagas, mas, que para conseguir ingressar na força, era preciso o repasse de alguns valores em dinheiro para o pagamento de Guias de Recolhimento da União (GRU), que também eram falsas.
A polícia passou a investigá-la após uma denúncia de que "uma pessoa de fora da instituição e não capacitada ou autorizada, estava falando sobre concursos militares em nome do Exército e cobrando de potenciais candidatos para facilitar o ingresso". Questionadas, as vítimas comprovaram o crime e repassaram dados dela, quando a investigação iniciou o monitoramento.

Polícia diz que até a filha da suspeita caiu no golpe

Conforme a investigação, até a filha da vítima caiu no golpe dela, já que teria pago R$ 3 mil para ingressar no quadro de sargentos do Exército. Neste período, a jovem chegou a ser levada para adquirir a farda que usaria no dia da posse, algo que a golpista também fazia com as outras vítimas, quando pressionada para "agilizar a chamada" ou quando "queria mais dinheiro".
Sobre o comportamento dela, a polícia diz que Alzira também usava a vestimenta oficial para dar mais credibilidade às falsas promessas e postava fotos nas redes sociais. Com ela também foram apreendidos botons, coturnos e diversas fardas do Exército.
Mulher usava vestimenta oficial do Exército para dar mais credibilidade aos golpes em MS — Foto: TV Morena/DivulgaçãoMulher usava vestimenta oficial do Exército para dar mais credibilidade aos golpes em MS — Foto: TV Morena/Divulgação
Mulher usava vestimenta oficial do Exército para dar mais credibilidade aos golpes em MS — Foto: TV Morena/Divulgação
Por Graziela Rezende, G1 MS

Por não se achar “digna”, mãe mata filho de 4 meses no Maranhão

  0
Na tarde desta quinta-feira (27), um bebê de 4 meses foi assassinado dentro de casa, na rua do Campo do Real, na Invasão do 12, no bairro da Cidade Operária, em São Luís.
Segundo a mãe do menino, identificada como Zilpa Soares Silva, de 27 anos, foi ela quem tirou a vida do filho. Foi a própria mulher que se entregou à polícia, na tarde desta quinta-feira (27), após ter cometido o crime.
Zilpa Soares se dirigiu até a Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), onde relatou ao delegado Lucas Smith, que havia matado seu bebê. Com base na declaração da mulher, a polícia foi até a casa de Zilpa, onde encontrou o menino de 4 meses dentro de um tanque de água. A causa da morte da criança só será confirmada após o corpo ser periciado, mas tudo indica que tenha sido afogamento.
Em depoimento na Decop, Zilpa disse que estava separada do pai da criança, embora tenha contado constante com o mesmo. A mulher declarou que estava sozinha em casa e depois do almoço dormiu. Ao acordar, ela refletiu sobre a vida e decidiu matar o filho, que ia fazer 5 meses no dia 1º de julho, por não se julgar uma pessoa boa para acompanhar a criação da criança. Zilpa afirmou que decidiu cometer o ato para o bem do menino.
Segundo a polícia, a mulher ainda afirmou que faz uso de remédio controlado, o que indica que ela possa ter algum problema mental. A casa onde a criança morreu será periciada e todas as declarações da mulher serão investigadas, para que a polícia confirme o depoimento de Zilpa e tome as medidas cabíveis. O pai da criança já foi localizado e também será ouvido.
Agora as investigações ficarão sob a responsabilidade da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Carlos Hermes e Flamarion Amaral reassumem mandatos na Câmara de Imperatriz

 Parlamentares retornam após período à frente das secretarias municipais de Regularização Fundiária e Saúde Durante a 29ª Sessão Ordinária d...